Teachta Dála

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um Teachta Dala (plural: Teachtaí Dala) é um membro do Dáil Éireann, a Câmara Baixa do Oireachtas (Parlamento) da República da Irlanda. A tradução oficial de Teachta Dala é "Deputado para o Dáil",[1] e numa tradução literal, "Delegado da Assembleia". Em Inglês, a sigla TD é normalmente utilizada, bem como TDs para o plural.

O termo foi primeiramente utilizado para referir os deputados irlandeses, eleitos em 1918 nas eleições gerais que, em vez de comparecerem na Câmara dos Comuns, em Londres, à qual haviam sido eleitos, compareceram no parlamento criado na Mansion House, Dublin, onde criaram o novo parlamento irlandês: o Dáil Éireann. O termo continuou a ser utilizado após este "Primeiro Dáil" e foi usado para referir, posteriormente, um deputado da câmara do Dáil Éireann (ou "Assembleia da Irlanda") (1919-1922), membros do Dáil Éireann (ou "Câmara dos Deputados") do Estado Livre Irlandês (1922-1937), e do Dáil Éireann (ou "Casa dos Representantes") da Irlanda.

Título[editar | editar código-fonte]

A sigla "TD" é colocada após o sobrenome dos eleitos. Por exemplo, o actual Taoiseach (chefe de governo) é "Enda Kenny, TD". O título é usado para referir um indivíduo durante os debates no Dáil Éireann, e é precedido do nome do deputado (em irlandês: an Teachta).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Deputy to Dáil Éireann - Teachta Dála Oireachtas website. Página visitada em 2007-09-03.
Ícone de esboço Este artigo sobre a República da Irlanda é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.