Teatro Álvaro de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teatro Álvaro de Carvalho
Teatro Álvaro de Carvalho
Fachada externa do Teatro Álvaro de Carvalho.
Nomes alternativos TAC
Tipo Teatro
Inauguração
  • 7 de setembro de 1875
Função atual Teatro
Atração turística
Website
Geografia
País  Brasil
Cidade Florianópolis, SC
Localidade Rua Marechal Guilherme, Centro
Coordenadas 27° 35' 44" S 48° 32' 55" O

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é localizado em Florianópolis e teve sua construção iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857. Seu nome primeiro foi Teatro Santa Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel. Foram dezoito anos de obras e paralisações, devido à falta de recursos.[1][2]

Álvaro Augusto de Carvalho.

Depois de inaugurado, não possuía ainda os recursos necessários, e as companhias artísticas tinham que arcar com os custos do fornecimento de iluminação e cadeiras para camarotes e plateia. Desde 1894, numa atitude de rompimento com a monarquia extinta, o edifício passou a chamar-se Teatro Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro dramaturgo local.

A edificação, originalmente de características luso-brasileiras, foi sendo reformada e, ao longo do século XX, adotou as linhas ecléticas. Em 1955, no governo de Irineu Bornhausen, o teatro veio a sofrer alterações radicais, sendo o espaço interno de autoria do engenheiro-arquiteto Tom Trougott Wildi. Em 1975 e 1984, aconteceram novas reformas. O tombamento como Patrimônio Estadual data de 1988.

No acesso às escadarias, dois vitrais retratam cenas populares e folclóricas e, no foyer, podem ser admiradas duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro.

A sala de espetáculos tem capacidade para 470 poltronas.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de teatros do Brasil

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «FCC - Fundação Catarinense de Cultura - O TAC». www.cultura.sc.gov.br. Consultado em 2 de março de 2023 
  2. «Prisão, primeiro cinema e tigre morto: os usos do Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis | ND Mais». ndmais.com.br. 23 de março de 2022. Consultado em 2 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.