Teclado virtual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teclado Virtual
Tipo de mídia
Programa de computador

Blanco portrait.svg
Teclado Virtual do programa Silverjuke

O teclado virtual é um software que permite entrada de texto em programas de computador de maneira alternativa ao teclado convencional. A maioria se baseia em receber cliques do dispositivo apontador (mouse, rato) sobre uma imagem de teclado. A imagem clicada é convertida para um caractere de texto, que é escrito na tela do editor.

Um importante uso do teclado virtual é de dificultar a fraude em operações bancárias pela Internet. Uma das formas mais comuns de fraude é a instalação de um spyware ou cavalo de Tróia (programa-espião) no computador da vítima. O programa-espião "copia" todas as teclas digitadas e envia a listagem, por e-mail, para o computador do fraudador, que em seguida localiza os dados bancários, incluindo a senha, e usa estas informações para movimentar ilegalmente a conta bancária da vítima. Se a senha for digitada clicando-se com o mouse em um teclado virtual, o programa-espião não terá meios de obtê-la.

Tecnologias mais eficientes vêm sendo desenvolvidas para permitir que pessoas com deficiências possam escrever com mais facilidade e velocidade do que nos teclados virtuais convencionais. Em lugar de oferecer uma imagem de teclado onde se é obrigado a clicar em cada tecla (de maneira lenta e tediosa), os novos softwares buscam formas de conhecer a língua na qual o usuário vai escrever, e oferecer a ele o caracter ou a palavra mais provável de ser usada em seguida, baseada em estatísticas, ou aprendizado utilizando técnicas de inteligência artificial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]