Tecnólogo em mecânica de precisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fresadora em operação. O uso desta máquina é bastante comum na mecânica de precisão.

O Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão visa formar o profissional que projeta, desenvolve, monta, instala, avalia, supervisiona e mantém sistemas mecânicos de precisão, utilizando técnicas que integram sistemas mecânicos e eletrônicos de elevado grau de complexidade e precisão, com a informática. Atua no controle de qualidade da produção, realiza testes de avaliação de sistemas automatizados, controla a qualidade, a confiabilidade e a segurança de produtos, com limites de tolerância dimensional, de forma, posição e textura compatíveis com as especificações e normas técnicas, aliadas à consciência ambiental, são competências desse profissional que pode atuar autonomamente, ou em empresas.

A carga horária mínima requirida pelo MEC é de 2400 horas.

Algumas disciplinas abordadas[editar | editar código-fonte]

O Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão é realizado em módulos que geralmente abordam as seguintes componentes:

Atribuições[editar | editar código-fonte]

O tecnólogo em Mecânica de Precisão está habilitado a entender, montar, manter, desenvolver e projetar sistemas mecânicos de precisão, utilizando técnicas mecatrônicas, que integram a mecânica e a eletrônica com a informática. Trabalha com os conceitos da mecânica tradicional para entender como funcionam os atuadores mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos. Lida com as funções dos sensores ópticos, hidráulicos, pneumáticos, mecânicos, eletrônicos, etc., que irão converter essas grandezas físicas em sinais elétricos, que por sua vez serão controlados por computadores. Conhecimentos em eletrônica e informática, além da mecânica, fazem parte integrante da sua formação profissional.

O profissional desta área está capacitado a realizar testes de avaliação de sistemas automatizados, controlar a qualidade de produtos, utilizando métodos metrológicos de precisão. Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa aplicada e realizar vistoria, avaliação e laudo técnico dentro do seu campo profissional. O objetivo do curso é formar profissionais competentes, com capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas na área de Mecânica de Precisão atendendo às necessidades atuais ao desenvolvimento tecnológico do país.

Ver também[editar | editar código-fonte]