Tecnólogo em logística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Porto de Elizabeth em Nova Jersey

O Tecnólogo em Logística é o profissional especializado em armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos em geral. .

O foco do profissional de Logística deve ser baseado na definição da logística do Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP):

"Gerenciamento logístico é a parte do gerenciamento da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla, de maneira eficiente e eficaz, o fluxo direto e reverso e armazenagem de bens e serviços e informações relacionadas, entre o ponto de origem e o de consumo, com vistas ao atendimento das necessidades dos consumidores".

Segundo analistas de recursos humanos, a média salarial varia de acordo com a empresa, com o setor em que ele atua e com a sua especialização.

Algumas disciplinas abordadas[editar | editar código-fonte]

O curso é composto por três conjuntos de disciplinas:

Básicas: Estatística, Contabilidade, Matemática e Custos

Complementares: Comunicação Empresarial, Modelos de Gestão, Projetos, Princípios da Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção, Estratégia Empresarial, Legislação Tributária, Planejamento de Carreiras, Ética e Responsabilidade Social, Técnicas de Apresentação e Tomada de Decisão.

Especificas: Fundamentos de Logística, Estoques, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Localização de instalações, Distribuição e Transporte, Logística Internacional, Serviços a Clientes, Qualidade em Processos Logísticos e Cadeia de Suprimentos.

Carga Horária[editar | editar código-fonte]

Mínimo requirido pelo MEC 1600 horas.

Ocupações[editar | editar código-fonte]

De acordo com algumas empresas de recursos humanos, o Tecnólogo em Logística tem a qualificação para assumir os seguintes cargos: Controlador, Encarregado de Estocagem, Chefe de Estocagem, Analista de Logística, Encarregado de Logística, Analista de Expedição, Encarregado de Expedição, Assistente de Almoxarifado e Encarregado de Almoxarifado.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Logística é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.