Tecnologia quântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A tecnologia quântica é um novo campo da física e da engenharia, que dá a algumas das estranhas características da mecânica quântica, especialmente o entrelaçamento quântico e mais recentemente o tunelamento quântico aplicações práticas como a computação quântica, a criptografia quântica, a simulação quântica, a metrologia quântica, o sensor quântico, e a imagem quântica.

O campo da tecnologia quântica foi descrito pela primeira vez em 1997 em um livro de Gerard J. Milburn,[1] , que se seguiu então de um artigo publicado em 2003 por Jonathan P. Dowling e Gerard J. Milburn,[2] [3] o termo apareceu também em outro artigo publicado no mesmo ano por David Deutsch.[4] O campo da tecnologia quântica tem se beneficiado enormemente das ideias advindas do campo da informática quântica, particularmente a computação quântica. Diferentes áreas da física quântica, tal como a ótica quântica, a ótica atômica, a eletrônica quântica e os dispositivos quânticos não-mecânicos foram unificadas na busca do computador quântico e por tabela da teoria da informação quântica.

Referências

  1. Schrödinger's Machines, G.J.Milburn, W H Freeman & Co. (1997)
  2. "Quantum Technology: The Second Quantum Revolution,"J.P.Dowling e G.J.Milburn, Phil. Trans. R. Soc. A 361, 3655 (2003)
  3. "Quantum Technology: The Second Quantum Revolution," J.P.Dowling e G.J.Milburn, arXiv:quant-ph/0206091v1
  4. "Physics, Philosophy, and Quantum Technology," D.Deutsch in the Proceedings of the Sixth International Conference on Quantum Communication, Measurement and Computing, Shapiro, J.H. and Hirota, O., Eds. (Rinton Press, Princeton, NJ. 2003)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]