Teddy Kollek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Teddy-Kollek.gif

Theodor "Teddy" Kollek (27 de maio de 1911- 2 de janeiro de 2007) foi um político de Israel, prefeito de Jerusalém entre os anos de 1965 e 1993.

Nascido como Theodor Kollek numa família judaica de Viena, Áustria, foi chamado Theodor, em homenagem a Theodor Herzl, o fundador do sionismo moderno. Depois da invasão alemã à Áustria em 1935 (a "Anschluss") a família Kollek fez Aliyah para Israel, então o mandado britânico de Palestina. Foi casado com Tamar Schwarz e teve dois filhos. Era co-fundador do Kibutz Ein Guev, às margens do mar da Galileia.

Foi prefeito de Jerusalém eleito pelo Partido Trabalhista, durante 28 anos. Em 1993 perdeu nas eleições subsequentes a favor de Ehud Olmert.

Teddy Kollek era um político humanista e não discriminava entre os cidadãos judeus e árabes da cidade, dando a Jerusalém um sentimento de cidade moderna e ocidental.

Depois de deixar o cargo, Kollek dedicou-se a diversas causas cívicas, mais notavelmente voltado para o desenvolvimento e expansão do Museu Israel (um projecto para o qual estava voltado mesmo antes de iniciar a sua carreira de prefeito), o Jerusalem Theater, e como fundador e líder da Fundação Jerusalém. Atrvés de uma liderança que durou décadas, Kollek levantou milhões de dólares de doadores privados para o desenvolvimento de projectos cívicos e programas culturais; Kollek uma vez observou, se numa mão Israel precisava de expansão e de um exército forte, na outra precisava de expressões de cultura e civilização. Kollek continuou activo durante a sua aposatendoria, mantendo um trabalho de cinco dias por semana até aos seus noventa, mesmo quando ficou progressivamente doente. Morreu aos 95 anos de idade no dia 2 de Janeiro de 2007. Foi sepultado no Mount Herzl em Jerusalém.

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.