Teen Wolf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teen Wolf
Lobijovem (PT)
O Garoto do Futuro (BR)
 Estados Unidos
1985
Direção Rod Daniel
Produção Mark Levinson
Scott M. Rosenfelt
George W. Perkins
Thomas Coleman
Michael Rosenblatt
Roteiro Jeph Loeb
Matthew Weisman
Tim Hayes
Elenco Michael J. Fox
James Hampton
Susan Ursitti
Jerry Levine
Mark Arnold
Jay Tarses
Scott Paulin
Género comédia, fantasia
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Teen Wolf (O Garoto do Futuro (título no Brasil) ou Lobijovem (título em Portugal))[1] [2] é um filme de comédia e fantasia de 1985, dirigido por Rod Daniel e protagonizado por Michael J. Fox.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Aos dezessete anos, o estudante Scott Howard (Michael J. Fox) deseja apenas ser alguém especial. Seu pai (James Hampton) possui uma loja de ferragens e ele joga basquete para os Beavers, a equipe de sua escola que já não ganha um jogo há três anos. A garota dos seus sonhos, Pamela Wells (Lorie Griffin), namora Mick McAllister (Mark Arnold), um grandalhão que joga para o time de uma escola adversária, os Dragons.

Após perder mais um jogo, Scott começa a notar estranhas mudanças em seu corpo. Durante uma festa, as mudanças continuam a acontecer e Scott volta para casa, se tranca no banheiro, e passa por uma mudança completa, tornando-se um lobisomem. Seu pai revela-lhe então que ele descende de uma linhagem de lobisomens.

Durante o próximo jogo, Scott acidentalmente transforma-se durante a partida, revelando assim seu segredo para o público. Após o susto inicial, a multidão começa a apoiar o lobisomem que impressiona a todos com suas habilidades no esporte.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Títulos em Português[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o filme recebeu o título Lobijovem, um neologismo por aglutinação calcado na palavra "lobisomem". No Brasil, por ocasião de sua estreia na quarta semana de janeiro de 1986, o filme foi primeiramente anunciado como Lobo Adolescente[3] , porém teve seu título alterado pouco antes da estreia para Garoto do Futuro (Lobo Adolescente). O título e o subtítulo foram guardados na versão lançada em VHS pelo grupo Paris Filmes. O curioso título era uma forma de tentar ligar a produção a De Volta para o Futuro, também estrelada por Michael J. Fox e que ocupava a primeira posição nas bilheterias na época. Quando o filme estreou em sua versão dublada na televisão brasileira[4] em 22 de abril de 1988 às 21h30 no canal TVS, o subtítulo foi deixado de lado e o filme passou a se chamar somente O Garoto do Futuro. O mesmo ocorreu na versão lançada em DVD no ano de 2012 na Coleção MGM Clássicos da Flashstar.

Produção[editar | editar código-fonte]

De acordo com Jeph Loeb[5] , um dos roteiristas do filme, Teen Wolf foi concebido especialmente para ser um veículo cinematográfico para o ator Michael J. Fox, que na época era grande sucesso na televisão com a série Family Ties (Caras e Caretas no Brasil, Quem Sai Aos Seus em Portugal). A série estava temporariamente parada pois sua protagonista, a atriz Meredith Baxter-Birney, se encontrava em licença maternidade. O ator dispunha de 3 semanas para rodar o filme, razão pela qual a comédia teve de ser filmada rapidamente. O roteirista, que tinha apenas 25 anos e que trabalhava no restaurante TGI Friday's na época em que escreveu o filme, afirma ter recebido apenas 2000 dólares pelo script.

O logotipo e a mascote de castor usados no filme pertenciam à Universidade do Estado do Oregon e era usado pela universidade à época das filmagens.[6]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Creditos da 1°Versão:

Estúdio:Herbert Richers

Mídia: Televisão (Globo/SBT)/DVD

Creditos da 2°Versão

Mídia: Televisão (Rede Record)

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

  • Distribuição: Atlantic Releasing Corporation
  • Direção: Rod Daniel
  • Roteiro: Jeph Loeb, Matthew Weisman e Tim Hayes
  • Produção: Mark Levinson, Scott M. Rosenfelt, George W. Perkins, Thomas Coleman e Michael Rosenblatt
  • Música: Miles Goodman
  • Fotografia: Tim Suhrstedt
  • Figurino: Nancy G. Fox
  • Edição: Lois Freeman-Fox
  • Classificação Etária: +12 Anos (Brasil)/12AP (Portugal)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Teen Wolf foi gravado no mesmo local onde seria gravado o filme Back to the Future de 1985 também protagonizado por Michael J. Fox.
  • O filme teve suas filmagens concluídas antes de Back to the Future, mas tinha sido lançado depois deste que fora um sucesso.
  • Ao falar sobre sua condição de lobisomem ao filho, o pai de Scott usa a frase "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Trata-se de uma referência às histórias em quadrinhos, pois é a mesma frase que ouviu Peter Parker de seu Tio Ben e que o inspirou a tornar-se o Homem-Aranha. O roteirista Jeph Loeb também é roteirista premiado de histórias em quadrinhos e fã declarado da editora Marvel Comics.
  • Na Itália, o personagem de Michael J. Fox passou a ser chamado de Marty Howard, com o intuito de se fazer uma alusão ao personagem de Fox de Back to the Future, Marty McFly.
  • Enquanto Michael J. Fox filmava Teen Wolf, o ator Eric Stoltz se preparava para filmar Back to the Future. Após os executivos verem que Stoltz não tinha o carisma para interpretar Marty McFly, eles esperaram o término das filmagens de Teen Wolf para que Michael J. Fox o substituísse. Vale ressaltar que a primeira escolha do diretor Robert Zemeckis para interpretar Marty McFly era Michael J. Fox, o que não foi possível por conta das filmagens da série Family Ties (Caras e Caretas no Brasil, Quem Sai Aos Seus em Portugal), em que Fox protagonizava.
  • Seguido por Teen Wolf Too, de 1987 com Jason Bateman como protagonista,interpretando Todd Howard, primo de Scott.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Cineplayers, site brasileiro
  2. Cinema no Sapo, sítio português
  3. Araújo, Inácio. (20 de janeiro de 1986). "Estréia ‘Lobo Adolescente’, filme de sucesso nos EUA". Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada 20.746(ano 65): p.5.
  4. Nery, Mário. (17 de abril de 1988). "Monstro Jogador". Folha de São Paulo, Caderno Folhinha 21.564(ano 68): B-7.
  5. entrevista de Jeph Loeb no podcast FatMan on Batman apresentado por Kevin Smith.(em inglês)
  6. Mascote Benny Beaver. KCcollegegameday (July 27, 2009). Página visitada em 19 de Abril de 2013. (em língua inglesa)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o