Teen Wolf (série de 2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Teen Wolf (MTV))
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Teen Wolf é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 25 de maio de 2015.
Teen Wolf
Lobo Adolescente ou Lobijovem (PT)
Teen Wolf (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Comédia dramática
Sobrenatural
Ação
Romance
Horror
Duração 43 min.
Estado Renovada para 5ª temporada
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Jeff Davis
Produtor(es) Joseph P. Genier
Produtor(es)
executivo(s)
Jeff Davis
Marty Adelstein
René Echevarria
Tony DiSanto
Liz Gateley
Russell Mulcahy
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos MTV
Brasil Sony Spin
Brasil Sony
Transmissão original 5 de junho de 2011presente
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 60 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Teen Wolf
Teen Wolf Too
Teen Wolf (série de 1986)

Teen Wolf (Teen Wolf (título no Brasil) ou Lobo Adolescente (título em Portugal))[1] é uma série de televisão americana desenvolvida por Jeff Davis para MTV. A série é vagamente baseada no filme de 1985 de mesmo nome, estrelando Tyler Posey como um adolescente chamado Scott, que é mordido por um lobisomem e deve lidar com a forma como isso afeta sua vida e as vidas das pessoas mais próximas a ele.

Teen Wolf estreou em 5 de junho de 2011, na sequência do MTV Movie Awards 2011.[2] A segunda temporada estreou em 03 de junho de 2012 após o MTV Movie Awards 2012. Em 12 de julho de 2012, Teen Wolf foi renovada para uma terceira temporada, que ao contrario das outras inclui 24 episódios e o local de produção foi transferido para Los Angeles, Califórnia. [3] A terceira temporada estreou em 3 de junho de 2013,[4] dando a série uma nova alta classificação e audiência.[5] A quarta temporada estreou em 23 de junho de 2014.[6]

Em 24 de julho de 2014, a MTV renovou Teen Wolf para uma quinta temporada, desta vez com 20 episódios que serão divididos em duas partes.[7] A série recebeu uma resposta positiva dos críticos em geral.[8] [9] [10] [11]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Enquanto Scott McCall se prepara para tentar entrar no time de lacrosse e para o primeiro dia de aula, seu melhor amigo não se importa com isso. Stiles Stilinski é o filho do xerife local, ele escuta seu pai e outros policiais comentando sobre um cadáver encontrado na floresta, mas só com a metade do corpo. Curioso, corre até a casa de Scott e o convence de sair para encontrar a outra metade. No caminho os dois são interrompidos pelo xerife, que pega o filho desobediente sozinho na floresta, pois Scott se esconde atrás de uma árvore. Ao voltar para casa sem Stiles e no escuro, Scott é mordido por uma criatura. No dia seguinte, ele se sente diferente e aos poucos vai ganhando habilidades sobrenaturais, como maior velocidade e sentidos aguçados.

Somando os pontos positivos e negativos, os dois amigos concluem que ser um lobisomem pode não ser tão ruim assim, em pouco tempo a vida de Scott muda para melhor, ele é curado da asma e se torna o melhor jogador de lacrosse da escola, além de um dos estudantes mais populares da Beacon Hills High, ganhando até a admiração da ruiva mais famosa do pedaço, Lydia Martin, por quem Stiles é apaixonado há muitos anos. Lydia só tem olhos para o seu namorado Jackson Whittemore, o atual capitão do time de lacrosse, que fica com inveja quando Scott se torna bem-sucedido dentro e fora de campo.

Allison Argent é novata na escola, ela se torna a melhor amiga de Lydia e o primeiro interesse amoroso de Scott. Junto a garota, vem uma tradicional família de caçadores de lobisomens, o que coloca em risco a paixão recém-descoberta. O casal Argent, Chris e Victoria, escondem que a filha faz parte dessa linhagem, com planos de torna-la uma excepcional caçadora quando alcançar a idade certa. Allison é muito boa com arco e flecha e também uma ginasta.

Scott e Stiles conhecem Derek Hale, um lobisomem beta que tenta entender o incêndio que matou sua família há seis anos, deixando como sobreviventes sua irmã mais velha Laura, que estava na escola, e seu tio Peter, que sofreu graves queimaduras e entrou em coma. Os adolescentes descobrem que o resto do cadáver desaparecido é da irmã de Derek. Percebendo os perigos que sua nova vida pode lhe trazer, Scott ao lado de seu parceiro Stiles, é forçado a esconder o segredo de ser um lobisomem beta das pessoas mais próximas, incluindo sua mãe, a médica solteira Melissa.

Para complicar mais ainda, chega para uma visita na cidade, a cruel tia Kate de Allison, que tem um passado conturbado com Derek e sua família.

Scott tem um emprego em uma clínica veterinária, o seu chefe é o médico veterinário Alan Deaton, um homem misterioso que se torna suspeito de ser o lobisomem alfa que o mordeu.

No decorrer da série, entram em cena vários outros personagens com habilidades interessantes, como lobisomens alfas, caçadores, banshees, druidas e kitsunes. Scott terá que enfrentar muitos vilões, e para isso, precisará se juntar a Derek e formar a sua própria alcateia.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Legenda
Regular Recorrente Ausente
Atores Personagens Temporadas / Episódios
Tyler Posey Scott McCall 12 12 24 12 10
Dylan O'Brien Stiles Stilinski 12 12 24 12 10
Holland Roden Lydia Martin 12 12 24 12 10
Tyler Hoechlin Derek Hale 12 12 24 12 TBA
Crystal Reed Allison Argent 12 12 24
Colton Haynes Jackson Whittemore 12 12 TBA
Arden Cho Kira Yukimura 12 12 10
Shelley Hennig Malia Hale 3 12 10
Dylan Sprayberry Liam Dunbar 9 10
Linden Ashby Xerife Stilinski 10 11 21 10 TBA
Melissa Ponzio Melissa McCall 9 10 17 6 TBA
JR Bourne Chris Argent 11 10 20 7 TBA
Ian Bohen Peter Hale 6 7 13 9 TBA
Seth Gilliam Alan Deaton 6 7 15 4 TBA
Daniel Sharman Isaac Lahey 10 21
Orny Adams Bobby Finstock 7 8 10 7 TBA
Keahu Kahuanui Danny Mahealani 7 7 13 TBA
Charlie Carver Ethan 19
Max Carver Aiden 19
Eaddy Mays Victoria Argent 5 10 3
Jill Wagner Kate Argent 8 3 7 TBA
Susan Walters Natalie Martin 2 1 3 3 TBA
Adam Fristoe Adrian Harris 5 4 1
Haley Roe Murphy Laura Hale 3 1
Michael Hogan Gerard Argent 10 3
Stephen Lunsford Matt Daehler 9
Michael Fjordbak Peter Hale jovem / Junior 4 1 1
Sinqua Walls Vernon Boyd 7 8
Gage Golightly Erica Reyes 8 3
Bianca Lawson Marin Morell 5 7
Meagan Tandy Braeden 2 9 TBA
Adelaide Kane Cora Hale 12
Haley Webb Jennifer Blake 10
Gideon Emery Deucalion 10
Felisha Terrell Kali 9
Brian Patrick Wade Ennis 6
Caitlin Custer Heather 3
Zelda Williams Caitlin 2
Todd Stashwick Senhor Tate 2
Madison McLaughlin Paige 1
Ian Nelson Derek Hale jovem 1 2
Matthew Del Negro Rafael McCall 12 4 TBA
Ryan Kelley Jordan Parrish 6 9 TBA
Tom Choi Ken Yukimura 8 5 TBA
Tamlyn Tomita Noshiko Yukimura 7 3 TBA
Lily Mariye Satomi Ito 1 2 TBA
Ivonne Coll Araya Calavera 2 3 TBA
Aaron Hendry Brunsky 6 3
Maya Eshet Meredith Walker 2 4
Khylin Rhambo Mason 6 TBA
Cody Saintgnue Brett Talbot 4 TBA
Mason Dye Garrett 4
Samantha Logan Violet 3
Lou Ferrigno Jr. Haigh 2

Desenvolvimento e produção[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2009 a MTV revelou estar trabalhando em um projeto para resgatar Teen Wolf do bau antigo. Esta é a segunda adaptação para a TV do filme. Uma versão animada foi ao ar na CBS 1986-87. Diretor australiano Russell Mulcahy dirigido a apresentação do piloto. O lobo da MTV tornou-se uma re-imaginação do filme Michael J. Fox a partir de 85 com o criador e produtor-executivo, Jeff Davis desenvolvendo uma versão mais escura, mais sexy e mais ousado do que o original. Desejo de Davis era fazer um filme de suspense com toques de comédia com um tom mais semelhante ao de The Lost. Uma vez que o show foi um sucesso, Davis alinhados Russell Mulcahy, que acrescentou o horror ao projeto. De acordo com Davis, tudo começou com uma idéia de fazer uma homenagem ao Stand by Me, no início, onde as crianças sair e procurar um corpo no mato e não é bem o que eles esperam. No olhar lobisomem eles quiseram um ar mais a labirinto do fauno. Criaturas Guillermo Del Toro foram uma inspiração, descrevendo-as como bonitas, elegantes e assustadoras, ao mesmo tempo. Anúncios de fundição foram anunciados em dezembro de 2010, com o elenco principal é, Tyler Posey, Crystal Reed, Tyler Hoechlin, Dylan O'Brien, Holland Roden e Colton Haynes.

Diferenças e semelhanças com os filmes[editar | editar código-fonte]

A produção de 12 episódios começou em outubro de 2010, em Atlanta, Georgia. Em 31 de maio de 2011 a MTV divulgou um sneak peek de oito minutos do primeiro episódio da série em seu site. As musicas de Teen Wolf são compostas por "Homario Suby". Na Comic-Con 2012 o elenco da série confirmou a renovação do show para uma terceira temporada com 24 episódios.

A trama original é sobre um típico garoto do ensino médio, chamado Scott McCall, que lida com vida na escola e com os problemas de ser um lobisomem. Em ambas as versões, Scott conseguindo a confiança e a aceitação de seus pais, com seus poderes recém-descobertos e tem um grande amigo chamado Stiles.

Existem diferenças significativas entre o filme e série de TV. Na versão da MTV a série é um drama, suspense e comédia com um tom mais obscuro, enquanto o filme 1985 era simplesmente uma comédia. Nas promos exibidas antes da transmissão da série, os produtores disseram que foram influenciados por Joss Whedon da série de drama colegial Buffy the Vampire Slayer.

Nesta série, Scott joga lacrosse em vez de basquete. No filme original, Scott herda os poderes de lobisomemde seu pai, Harold McCall, que escondeu sua licantropia de seu filho na esperança de que ela pulasse uma geração, enquanto o Scott do programa da MTV é mordido por um lobisomem na floresta. Outra diferença é que no filme original todos sabiam que Scott era um lobo: na atualização moderna continua a ser um segredo para a população em geral, com um pouco da trama explorando os problemas resultantes que surgem de manter sua transformação oculta, além de um conflito interno de Scott sobre ser um lobisomem.

Há uma referência, na parte 1ª temporada da série, para a qual o personagem Peter Hale zomba do lacrosse e diz em seu época todo mundo jogava basquete.

A sequência de Teen Wolf, Teen Wolf Too, é uma série não-canônica da MTV, já que envolve os personagens centrais Todd Howard (Jason Bateman) e Stiles (Stuart Fratkin) na faculdade. Teen Wolf Too foi ridicularizada pelos críticos, e não teve uma sequência.

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

A série estreou no Brasil pelo Sony Spin em junho de 2011, legendada. Em agosto, o canal reexibiu a temporada dublada. A 2ª temporada estreou no dia 8 de agosto de 2012, onde foi exibida dublada e legendada simultaneamente.

Em 10 de janeiro de 2014, a série começou a ser transmitida pelo Canal Sony, que reexibiu as duas primeiras temporadas dubladas. Em 20 de junho do mesmo ano, o canal começou a exibir o terceiro ano, até então inédito, mas apenas legendado. Um mês depois, em julho de 2014, o Sony Spin sai do ar e vira o Lifetime. Com isso, o Sony passa a ser a emissora oficial da série no Brasil.

A 4ª temporada estreou no canal em 9 de janeiro de 2015, dublada.

Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a série possui duas dublagens distintas. A dublagem paulista é a presente na exibição na TV paga, no Sony Spin e, posteriormente, no Canal Sony. Por motivos desconhecidos, a 3ª temporada nunca foi exibida com essa dublagem - o Sony a exibiu apenas legendada.

Já a dublagem carioca é feita para a Netflix. Todas as temporadas possuem essa dublagem disponível no serviço, inclusive a terceira.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Critica[editar | editar código-fonte]

A série gerou uma critica positiva para respostas divergentes de críticos profissionais, com alguns elogiando-o como melhor qualidade quando comparados com outros shows da MTV. De acordo com o Metacritic, que atribui uma classificação normalizada em cada 100 das opiniões de críticos a serie possui uma pontuação média de 61 dos 100, que indica "Geralmente opiniões favoráveis", com base em 14 comentários. Metacritic também lista a série de maior audiência da MTV por críticos profissionais. Linda Stasi, uma escritora do New York Post, concedido estréia a série 'uma pontuação perfeita, afirmando: "Que a séria seria ótima para reunir o público adolescente, que era o foco da MTV".

Após o final da primeira temporada em agosto de 2011, Ian Grey de indieWire deu à série uma revisão positiva e Angel Cohn de Television Without Pity dizendo que a série era a terceira melhor estréia de do verão. Já a BuddyTV clasificou a série como a quarta melhor nova série do ano de 2011, e ainda fez uma comparação a outra série de drama sobrenatural, The Vampire Diaries.

Audiência[editar | editar código-fonte]

A estréia da série atraiu um total de 2,17 milhões de telespectadores nos EUA. Depois de ventilar seu terceiro episódio, Teen Wolf foi relatado para estar caminhando para sua quarta semana com uma enorme dinamismo na sequência de um aumento de 23% na publico. Teen Wolf foi o primeiro show da MTV conseguir uma média de 2,1 milhões espectadores em geral, no final da primeira temporada.

Teen Wolf estreou em junho no Brasil começando a ser exibida, com legenda, pelo canal pago Sony Spin (ex-Animax), sendo reapresentada na versão dublada em Novembro de 2011. Em 2013 a série passou a ser exibida no canal Sony, na versão legendada e dublada.

Temporada Exibição
Dia da semana Estreia da temporada Audiência
(em milhões)
Fim da temporada Audiência
(em milhões)
Episódios Ano
1 Segunda 5 de junho de 2011 (2011-06-05) 2.17[12] 15 de agosto de 2011 (2011-08-15) 2.08[13] 12 2011
2 4 de junho de 2012 (2012-06-04) 2.11[14] 13 de agosto de 2012 (2012-08-13) 1.71[15] 12 2012
3 3 de junho de 2013 (2013-06-03) 2.36[16] 24 de março de 2014 (2014-03-24) 2.26[17] 24 2013–14
4 23 de junho de 2014 (2014-06-23) 2.18[18] 8 de setembro de 2014 (2014-09-08) 1.54[19] 12 2014
5 29 de junho de 2015 TBA (TBA) 20 2015-16

O livro[editar | editar código-fonte]

Livro[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2012, a MTV lançou o livro On Fire, por Nancy Holder. A arte da capa apresenta Tyler Posey com olhos amarelos brilhantes, com um fundo vermelho fogo. O livro conta a história de Scott McCall e da primeira temporada de Teen Wolf.[20] [21]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A temática de quadrinhos sobre o show foi lançado em setembro de 2011 pela Image Comics.[22]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2011 Teen Choice Award Choice TV Fantasy/Sci-Fi Indicado
Choice Summer TV Show Indicado
Breakout Star Tyler Posey Indicado
Choice Summer TV Star – Male Indicado
Choice Summer TV Star – Female Crystal Reed Venceu
Choice TV Actress: Fantasy/Sci-Fi Indicado
2012 Saturn Award Best Youth-Oriented Series on Television Venceu
Teen Choice Award Choice Summer TV Show Venceu
Choice Summer TV Star – Male Tyler Posey Venceu
Choice Summer TV Star – Female Crystal Reed Indicado
Imagen Award Best Actor/Television Tyler Posey Indicado
ALMA Award Favorite TV Actor – Leading Role Venceu
2013 Saturn Award Best Youth-Oriented Series on Television Venceu
Young Hollywood Award Best Ensemble Tyler Posey, Crystal Reed, Dylan O'Brien, Tyler Hoechlin, Holland Roden Venceu
Teen Choice Award Choice Summer TV Show Indicado
Choice Summer TV Star – Male Tyler Posey Venceu
2014 Saturn Awards Best Youth-Oriented Series on Television Venceu
Teen Choice Awards Choice TV: Sci-Fi/Fantasy Series Indicado
Choice TV: Actor Sci-Fi/Fantasy Tyler Posey Indicado
Choice TV: Villain Dylan O'Brien Venceu
Choice Scene Stealer: Male Tyler Hoechlin Venceu
Young Hollywood Awards[23] Bingeworthy TV Show Indicado

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lobo Adolescente Sony TV. Visitado em 27-12-2011.
  2. Bricker, Tierney (February 2, 2011). 'Teen Wolf': MTV announces premiere date Zap2it. Visitado em June 8, 2011.
  3. Furlong, Maggie. "'Teen Wolf' Renewed", 'The Huffington Post', July 12, 2012. Página visitada em 25 July 2012.
  4. Swift, Andy. ‘Teen Wolf’ Season 3 Premiere Date Revealed Hollywood Life PMC. Visitado em 25 March 2013.
  5. O'Connell, Michael. "TV Ratings: MTV's 'Teen Wolf' Hits Highs With Season 3 Premiere", The Hollywood Reporter, April 6, 2011. Página visitada em June 26, 2013.
  6. Shaefer, Megan (March 26, 2014). 'Teen Wolf' Season 4 Spoilers. Visitado em March 28, 2014.
  7. Slezak, Michael (July 24, 2014). MTV Renews Teen Wolf for Season 5 TVLine. Visitado em July 24, 2014.
  8. Teen Wolf: Season 1 Metacritic. Visitado em June 7, 2011.
  9. Teen Wolf: Season 1 (2011-2011) Rotten Tomatoes. Visitado em October 10, 2013.
  10. Teen Wolf: Season 1 (2012) Rotten Tomatoes. Visitado em October 10, 2013.
  11. Teen Wolf: Season 3 (2013) Rotten Tomatoes. Visitado em October 10, 2013.
  12. Gorman, Bill (June 7, 2011). Sunday Cable Ratings: 'MTV Movie Awards' Leads Night, 'Game of Thrones' Series High, 'Real Housewives,' 'ABDC' & Lots More TV by the Numbers. Visitado em June 8, 2011.
  13. Seidman, Robert (August 16, 2011). Updated Monday Cable Ratings: 'Pawn Stars,' Jets-Texans, 'WWE RAW' Top Night + 'Closer,' 'Rizzoli,' 'Warehouse 13' & Much More TV by the Numbers. Visitado em August 16, 2011.
  14. Kondolojy, Amanda (June 5, 2012). Sunday Cable Ratings: NBA Playoffs + 'Game of Thrones' Finale, MTV Movie Awards, 'Sister Wives', 'The Glades', 'Longmire' + More TV by the Numbers. Visitado em June 5, 2012.
  15. Kondolojy, Amanda (August 13, 2012). Monday Cable Ratings: NFL Pre-Season Football Rules Night, + 'Love And Hip Hop: Atlanta', 'WWE Raw', 'The Closer', 'Pawn Stars' & More TV by the Numbers. Visitado em August 14, 2012.
  16. Kondolojy, Amanda (June 4, 2013). Monday Cable Ratings:NBA Basketball Dominates + 'Love & Hip Hop', 'Monday Night RAW', NHL Hockey, 'Teen Wolf' & More TV by the Numbers.
  17. Kondolojy, Amanda (March 25, 2014). Monday Cable Ratings: 'Monday Night RAW' Leads Night + 'Basketball Wives', 'Single Ladies', 'Fast N Loud', 'Teen Wolf' & More TV by the Numbers. Visitado em March 25, 2014.
  18. Bibel, Sara (June 24, 2014). Monday Cable Ratings: 'Love & Hip Hop Atlanta' Wins Night, 'WWE Raw', 'Hit The Floor', 'Teen Wolf', 'Switched at Birth', 'The Fosters' & More TV by the Numbers. Visitado em June 25, 2014.
  19. Kondolojy, Amanda (September 9, 2014). Monday Cable Ratings: 'Monday Night Football' Rules Night + 'Love & Hip-Hop', 'Monday Night RAW', 'SportsCenter' & More TV by the Numbers. Visitado em September 9, 2014.
  20. [1].
  21. [2].
  22. MTV.com - Comic - Teen Wolf #1, pt. 1 MTV Comics (2011-06-06). Visitado em 29 July 2012.
  23. "YHA Nominees list", Young Hollywood Awards, June 28, 2014. Página visitada em June 28, 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]