Teen pop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teen Pop
Origens estilísticas Bubblegum pop, dance-pop, balada
Contexto cultural década de 1990 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos caixa de ritmos, sintetizadores, vocais
Formas derivadas Upbeat pop, American pop, Europop
Gêneros de fusão
Teenybopper beat
Outros tópicos
Boy band · Girl group

Teen pop é um estilo de música que é comercializada (mas não exclusivamente) para pré-adolescentes e adolescentes. Ela é chamada teen pop, porque a maioria dos artistas dentro deste gênero iniciaram a sua carreira na sua adolescência. Os produtores Max Martin, Kara DioGuardi e Jay Orpin são os compositores pioneiros deste gênero de música.

A música é frequentemente comercializada a um público juvenil e muitas vezes realizadas por adolescentes em uma dance-pop, música urbana contemporânea ou formato. As maiores percursoras deste gênero foram as cantoras Britney Spears (principal responsável por popularizar o gênero) e Christina Aguilera. As bandas também dominaram, como os Backstreet Boys, 'N Sync e as famosas Spice Girls. Mandy Moore, Jessica Simpson, Miley Cyrus, Kelly Clarkson, Justin Bieber e outros também obtiveram grande sucesso no gênero. Atualmente, artistas e grupos continuam a predominar, comoSelena Gomez, One Direction, Demi Lovato, Taylor Swift, Fifth Harmony, Shawn Mendes e outros.

No Brasil, a dupla Sandy & Junior era a principal estrela do teen pop. Em seguida, as bandas Rouge, Br'oz, Restart e RBD também fizeram sucesso com crianças e adolescentes. Kelly Key, Wanessa Camargo, Felipe Dylon também representaram o gênero. Hoje em dia, o teen pop no Brasil é marcado por artistas como Anitta, MC Biel, e Manu Gavassi

Outro grande exemplo de sucesso desse estilo musical foi o grupo mexicano RBD,[1][2] integrado pelos cantores: Alfonso Herrera, Anahí, Christian, Christopher, Dulce María e Maite Perroni. O grupo nasceu dentro da novela adolescente Rebelde, que contava com os integrantes da banda como atores.

Revelações dos Anos 2000

Referências

  1. «ISTOÉ Gente». www.terra.com.br. Consultado em 8 de abril de 2012 
  2. «G1 > Música - NOTÍCIAS - RBD relembra sucessos e emociona fãs cariocas em show de despedida». g1.globo.com. Consultado em 8 de abril de 2012