Teenage Mutant Ninja Turtles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Teenage Mutant Ninja Turtles
Tmnt group 04.jpg
No sentido horário:
Michelangelo, Raphael, Donatello, Leonardo
Dados sobre publicação
Publicado por Mirage Studios
Primeira aparição Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (Maio de 1984)
Criado por Kevin Eastman
Peter Laird
Características do grupo
Base de operações Manhattan
Membros atuais Leonardo
Raphael
Donatello
Michelangelo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Teenage Mutant Ninja Turtles (abreviado TMNT, em inglês), conhecidos no Brasil como Tartarugas Ninja, é um grupo de 4 tartarugas antropomórficas adolescentes, mutantes e ninjas, treinadas pelo rato, Mestre Splinter. Os 4 são batizados em homenagem a artistas renascentistas: Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael. As Tartarugas moram no esgoto de Nova York, e seu grande inimigo é o destruidor (Shredder), líder de uma gangue de ninjas. Destaque para o bordão do quarteto: “Cowabunga!”.

As Tartarugas foram criadas numa história em quadrinhos da Mirage Comics em 1984, na parceria de Kevin Eastman e Peter Laird. A popularidade cresceu após um desenho animado que iniciou-se em 1987 e durou 9 anos, até 1996. Depois foram adaptadas em uma série com atores reais chamada Ninja Turtles: The Next Mutation (As Tartarugas Ninja: a Próxima Mutação), 4 filmes, videogames da Konami, um longa metragem totalmente em CGI e uma nova animação em 2012 para a Nickelodeon além de um novo filme Live Action em 2014.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Leonardo (Leo) - O tático, líder corajoso e dedicado estudante de seu sensei, Leonardo usa uma máscara azul e detém duas espadas longas e afiadas. Como maior autoridade dos quatro, muitas vezes ele carrega o peso da responsabilidade por seus irmãos, o que geralmente leva ao conflito com Raphael. Leonardo foi nomeado após o polímata italiano, pintor, engenheiro, inventor, escritor, anatomista, e escultor Leonardo da Vinci.
  • Donatello (Don ou Donnie) - O cientista, inventor, engenheiro e gênio tecnológico, Donatello usa uma máscara roxa e empunha uma . Donatello é, talvez, a tartaruga menos violenta, preferindo usar seu conhecimento para resolver os conflitos, mas nunca hesita em defender seus irmãos. Ele é foi foi nomeado após o artista renascentista e escultor italiano de Florença, Donatello.
  • Raphael (Raph) - O bad boy da equipe, Rafael usa uma máscara vermelho-escura e empunha um par de Sai . Ele é fisicamente forte, tem uma natureza agressiva e raramente hesita em desferir o primeiro golpe. Ele é muitas vezes representado com sotaque de Nova York. Sua personalidade pode ser feroz e sarcástica, e muitas vezes proporciona um humor sem expressão. Ele é muito leal aos seus irmãos e sensei. Ele foi nomeado após o pintor e arquiteto italiano do Renascimento, Raphael.
  • Michelangelo (Mikey) - O mais estereotipado da equipe: Um brincalhão fácil de lidar e de espírito livre, Michelangelo usa uma máscara laranja e empunha um par de Nunchaku . Ele é o menos maduro das quatro tartarugas e fornece o alívio cômico . Michelangelo tem um lado aventureiro juntamente com um amor por pizza. Ele é tem um pouco de "surfista" e é muitas vezes representado com um sotaque californiano. Ele foi nomeado após o pintor renascentista italiano, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo . Seu nome foi originalmente escrito incorretamente "Michaelangelo" por Peter Laird e Kevin Eastman.
  • April O'Neil - A ex-assistente de laboratório do cientista louco Baxter Stockman , April é a corajosa companhia humana das Tartarugas. April encontrou pela primeira vez as tartarugas quando a salvaram de robôs de Baxter, os Mouser. Ela embarca em muitas das aventuras das tartarugas e as ajuda fazendo o trabalho "público" que as tartarugas não podem. Na série de TV de 1987 , série "Archie Comics" , nos seguintes três filmes e no reboot de 2014, April era uma repórter de televisão. No filme CGI 2007 (Seguindo os três filmes originais), ela e Casey Jones trabalham para uma empresa de transporte. Na série de TV de 2012 , April é uma adolescente que é resgatada pelas Tartarugas e mais tarde são lhe ensinados alguns cursos intensivos para ser um ninja, por Splinter.
  • Casey Jones - Um vigilante que usa uma máscara de hóquei para proteger sua identidade, Casey Jones se tornou um dos aliados mais próximos das tartarugas, bem como um interesse amoroso para April. Casey encontrou pela primeira vez as Tartarugas depois de ter uma briga com Rafael. Ele combate o crime com uma variedade de artigos esportivos que ele carrega em um saco de golfe, tais como bastões de beisebol, tacos de golfe e tacos de hóquei.
  • Mestre Splinter - O sensei das Tartarugas e pai adotivo, Splinter é um rato mutante japonês que aprendeu os caminhos do ninjutsu de seu dono e senhor, Hamato Yoshi . Na série de TV de 1987, Série Archie Comics e a série de TV de 2012 , Splinter foi Hamato Yoshi, que se transformou em um rato humanóide em vez de ser apenas animal de estimação do Yoshi. Nas IDW Comics, ele é Hamato Yoshi reencarnado como um rato mutante.
  • Destruidor - Um mestre ninjutsu, o vilão da série, chamado Oroku Saki, que é o líder do Foot Clan . Em cada encarnação da franquia das Tartarugas, ele tem sido o arqui-inimigo de Splinter e as tartarugas. O Destruidor prefere usar sua armadura, em vez de armas em algumas versões.
  • Karai - Um membro feminino do alto ranking do Foot Clan, que já apareceu em diferentes versões das Tartarugas; história em quadrinhos, desenhos animados e filmes diferentes, assim como em vários jogos de vídeo game. Em algumas encarnações do personagem, ela está intimamente relacionado com o Destruidor como sua filha adotiva ou neta biológica. Na maioria dos trabalhos, ela compartilha uma rivalidade ambígua com Leonardo, que de vez em quando até mesmo chega próxima das barreiras do interesse romântico.

Origem[editar | editar código-fonte]

Em 1983, começa à vida de dois promissores quadrinhistas amantes de Jack Kirby e Frank Miller, lutando bravamente para iniciar uma carreira na difícil arte de produzir uma revista em quadrinhos. Kevin Eastman iniciou sua carreira trabalhando como desenhista freelance, ilustrando e frequentando aulas à noite. Peter Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusetts e desenvolveu alguns projetos de sua própria autoria, como a revista em quadrinhos SCAT. Após se conhecerem, conversarem bastante e a descoberta de várias paixões mútuas nas histórias em quadrinhos, ambos iniciaram uma parceria e acabaram por fundar tempos depois o Mirage Studios.

Depois de um dia frustrante de trabalho em cima de um novo personagem, o Fugitóide, Eastman e Laird decidiram beber um pouco para relaxar. Por brincadeira, durante a bebedeira, os dois começaram a discutir quais as características necessárias para que um personagem pudesse ter sucesso. Entre elucubrações e um e outro copo de cerveja, Laird desenhou uma tartaruga com Nunchakus, e a dupla decidiu criar um seriado parodiando grandes sucessos da época: ninjas (como o Demolidor), e as criações de Frank Miller, Ronin e Elektra, mutantes adolescentes (a série Novos Mutantes, dos X-Men) e criaturas (Cerebus).

História[editar | editar código-fonte]

Inspirados no acidente que foi provocado por um cego ao atravessar a rua e um caminhão com material radioativo, quatro tartarugas que estavam sendo carregadas numa caixa por um garoto, acabam sendo atingidas também pela radiação e caindo nos esgotos de Nova York, onde seria ambientada toda a ação. Assim, a partir de um singelo acidente surgiram as Tartarugas Ninja Mutantes Adolescentes. Além delas, surgiram também o Mestre Splinter e mais tarde o encontro com seus únicos amigos: a assistente de laboratório April O´Neil e o maluco por esportes Casey Jones

Tendo os personagens principais prontos, os personagens secundários e tudo o mais necessário para uma boa revista em quadrinhos, a dupla ofereceu a sua criação a várias editoras. Todas recusaram. Ninguém acreditou que uma ideia tão absurda pudesse fazer sucesso. Sem o apoio de nenhuma editora, os dois produziram a revista sozinhos, em preto e branco, com a ajuda de um tio de Kevin Eastman, e lançaram no mercado, em 1984, uma singela tiragem de 3.000 exemplares. Logo tiveram que imprimir uma segunda tiragem com 6.000 exemplares, e novamente uma outra com 15.000 exemplares.

Com uma deliciosa mistura de ficção científica, artes marciais, humor e ação, as Tartarugas Ninja conquistaram os fãs do circuito alternativo. E, além disso, fizeram com que o mercado enxergasse novamente o potencial dos gibis em preto e branco, algo que estava em baixa na época. Com ousadas citações a heróis underground, temáticas literárias, lutas e bom humor, as Tartarugas Ninja tiveram um bom início em sua estréia nos quadrinhos. Quatro anos depois, em 1987, Eastman e Laird assinavam contrato para criar uma linha de brinquedos e também uma animação para televisão baseada nas Tartarugas.

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

1987[editar | editar código-fonte]

O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady.

A animação fez muito sucesso, inspirando paródias e muito merchandising. No Brasil, fora exibida pela Rede Globo.

2003[editar | editar código-fonte]

Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas. No Brasil, foi exibido pela Rede Globo e o canal Fox Kids/Jetix.

O telefilme Tartarugas Ninja Para Sempre fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003, e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.

2012[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon é responsável por um novo seriado, que estreou em 2012. Feito em animação por computador, possui um tom humorístico similar ao do desenho de 1987.[1]

Seriado[editar | editar código-fonte]

1997[editar | editar código-fonte]

Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, tornou-se seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo uma crossover com Power Rangers: In Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela Rede Globo e pela Fox Kids( atualmente Jetix).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Cinco filmes das tartarugas já foram feitos:

O próximo filme foi lançado 14 de Agosto de 2014, sob a direção de Jonathan Liebesman, com Megan Fox como April O'Neil e William Fichtner como o Destruidor. As Tartarugas e Splinter serão feitas com a ajuda da captura de movimentos e os atores escolhidos são : Pete Ploszek como Leonardo, Alan Ritchson como Raphael, Noel Fisher como Michelangelo, Jeremy Howard como Donatello e Danny Woodburn como Mestre Splinter.

Jogos[editar | editar código-fonte]

A Konami produziu nas décadas de 1980 e 1990 Video games inspirados no desenho de 1987. O primeiro título foi lançado para o NES em 1989. No mesmo ano, fora lançado um fliperama, mais tarde lançado para o NES como TMNT 2: The Arcade Game. Mais um jogo fora lançado para o NES, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project. O próximo jogo foi o fliperama Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1991), mais tarde convertido para o Super NES e com uma versão para o Sega Mega Drive denominada Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.

A medida que a popularidade das tartarugas baixava, a Konami lançou em 1993 Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, jogo de luta baseado em Street Fighter.

A Konami também adquiriu os direitos do novo desenho, e passou a lançar novos jogos baseados neste, com jogabilidade igual à dos antigos. Porém estes são criticados por repetitividade e falta de desafio.[3]

Em 2006, a francesa Ubisoft garantiu os direitos para um jogo baseado no novo filme. Depois lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009), um jogo de luta no estilo Super Smash Bros., e um remake de Turtles In Time.

Referências

  1. [1] Anmtv.xpg.com.br.
  2. CInema, Adoro. As tartarugas ninjas Adoro Cinema. Visitado em 22 de Agosto de 2014.
  3. Jogos UOL Universo Online Jogos.uol.com.br.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teenage Mutant Ninja Turtles
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tartarugas Ninjas