Teenage Mutant Ninja Turtles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Teenage Mutant Ninja Turtles
Tmnt group 04.jpg
No sentido horário:
Michelangelo, Raphael, Donatello, Leonardo
Dados sobre publicação
Publicado por Mirage Studios
Primeira aparição Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (Maio de 1984)
Criado por Kevin Eastman
Peter Laird
Características do grupo
Base de operações Manhattan
Membros atuais Leonardo
Raphael
Donatello
Michelangelo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Teenage Mutant Ninja Turtles (abreviado TMNT, em inglês), conhecidos no Brasil como Tartarugas Ninja, é um grupo de 4 tartarugas antropomórficas adolescentes, mutantes e ninjas, treinadas pelo rato, Mestre Splinter. Os 4 são batizados em homenagem a artistas renascentistas: Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael. As Tartarugas moram no esgoto de Nova York, e seu grande inimigo é o destruidor (Shredder), líder de uma gangue de ninjas. Destaque para o bordão do quarteto: “Cowabunga!”.

As Tartarugas foram criadas numa história em quadrinhos da Mirage Comics em 1984, na parceria de Kevin Eastman e Peter Laird. A popularidade cresceu após um desenho animado que iniciou-se em 1987 e durou 9 anos, até 1996. Depois foram adaptadas em uma série com atores reais chamada Ninja Turtles: The Next Mutation (As Tartarugas Ninja: a Próxima Mutação), 4 filmes, videogames da Konami, um longa metragem totalmente em CGI e uma nova animação em 2012 para a Nickelodeon além de um novo filme Live Action em 2014.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Leonardo: O líder das Tartarugas, usa Katanas.
  • Michaelangelo: O brincalhão do grupo, usa nunchakus.
  • Raphael: O rebelde, usa sais.
  • Donatello: O inventor, usa um cajado Bo.
  • Mestre Splinter: O rato que ensinou ninjutsu às Tartarugas.
  • April O'Neil: E uma menina que treina com as tartarugas e e amiga deles.
  • Casey Jones: Um justiceiro que usa equipamento esportivo como arma.
  • Shredder (Destruidor, no Brasil): O arquiinimigo das Tartarugas, líder do Foot Clan (Clã do Pé).Seu verdadeiro nome é Oroku Saki.
  • Hamato Yoshi:, e antigo inimigo do Destruidor e mestre de Splinter.
  • Usagi Yojimbo: Que faz participação especial em alguns episódios.
  • Hyasuma Casakiz: Que faz participação nos três best selleres de Tartarugas Ninja
  • Karai: A filha do Destruidor (Oroku Saki).

Origem[editar | editar código-fonte]

Em 1983, começa à vida de dois promissores quadrinhistas amantes de Jack Kirby e Frank Miller, lutando bravamente para iniciar uma carreira na difícil arte de produzir uma revista em quadrinhos. Kevin Eastman iniciou sua carreira trabalhando como desenhista freelance, ilustrando e frequentando aulas à noite. Peter Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusetts e desenvolveu alguns projetos de sua própria autoria, como a revista em quadrinhos SCAT. Após se conhecerem, conversarem bastante e a descoberta de várias paixões mútuas nas histórias em quadrinhos, ambos iniciaram uma parceria e acabaram por fundar tempos depois o Mirage Studios.

Depois de um dia frustrante de trabalho em cima de um novo personagem, o Fugitóide, Eastman e Laird decidiram beber um pouco para relaxar. Por brincadeira, durante a bebedeira, os dois começaram a discutir quais as características necessárias para que um personagem pudesse ter sucesso. Entre elucubrações e um e outro copo de cerveja, Laird desenhou uma tartaruga com Nunchakus, e a dupla decidiu criar um seriado parodiando grandes sucessos da época: ninjas (como o Demolidor), e as criações de Frank Miller, Ronin e Elektra, mutantes adolescentes (a série Novos Mutantes, dos X-Men) e criaturas (Cerebus).

História[editar | editar código-fonte]

Inspirados no acidente que foi provocado por um cego ao atravessar a rua e um caminhão com material radioativo, quatro tartarugas que estavam sendo carregadas numa caixa por um garoto, acabam sendo atingidas também pela radiação e caindo nos esgotos de Nova York, onde seria ambientada toda a ação. Assim, a partir de um singelo acidente surgiram as Tartarugas Ninja Mutantes Adolescentes. Além delas, surgiram também o Mestre Splinter e mais tarde o encontro com seus únicos amigos: a assistente de laboratório April O´Neil e o maluco por esportes Casey Jones

Tendo os personagens principais prontos, os personagens secundários e tudo o mais necessário para uma boa revista em quadrinhos, a dupla ofereceu a sua criação a várias editoras. Todas recusaram. Ninguém acreditou que uma ideia tão absurda pudesse fazer sucesso. Sem o apoio de nenhuma editora, os dois produziram a revista sozinhos, em preto e branco, com a ajuda de um tio de Kevin Eastman, e lançaram no mercado, em 1984, uma singela tiragem de 3.000 exemplares. Logo tiveram que imprimir uma segunda tiragem com 6.000 exemplares, e novamente uma outra com 15.000 exemplares.

Com uma deliciosa mistura de ficção científica, artes marciais, humor e ação, as Tartarugas Ninja conquistaram os fãs do circuito alternativo. E, além disso, fizeram com que o mercado enxergasse novamente o potencial dos gibis em preto e branco, algo que estava em baixa na época. Com ousadas citações a heróis underground, temáticas literárias, lutas e bom humor, as Tartarugas Ninja tiveram um bom início em sua estréia nos quadrinhos. Quatro anos depois, em 1987, Eastman e Laird assinavam contrato para criar uma linha de brinquedos e também uma animação para televisão baseada nas Tartarugas.

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

1987[editar | editar código-fonte]

O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady.

A animação fez muito sucesso, inspirando paródias e muito merchandising. No Brasil, fora exibida pela Rede Globo.

2003[editar | editar código-fonte]

Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas. No Brasil, foi exibido pela Rede Globo e o canal Fox Kids/Jetix.

O telefilme Tartarugas Ninja Para Sempre fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003, e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.

2012[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon é responsável por um novo seriado, que estreou em 2012. Feito em animação por computador, possui um tom humorístico similar ao do desenho de 1987.[1]

Seriado[editar | editar código-fonte]

1997[editar | editar código-fonte]

Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, tornou-se seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo uma crossover com Power Rangers: In Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela Rede Globo e pela Fox Kids, Jetix, e atualmente Disney XD.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Quatro filmes das tartarugas já foram feitos:

O próximo filme foi lançado 14 de Agosto de 2014, sob a direção de Jonathan Liebesman, com Megan Fox como April O'Neil e William Fichtner como o Destruidor. As Tartarugas e Splinter serão feitas com a ajuda da captura de movimentos e os atores escolhidos são : Pete Ploszek como Leonardo, Alan Ritchson como Raphael, Noel Fisher como Michelangelo, Jeremy Howard como Donatello e Danny Woodburn como Mestre Splinter.

Jogos[editar | editar código-fonte]

A Konami produziu nas décadas de 1980 e 1990 Video games inspirados no desenho de 1987. O primeiro título foi lançado para o NES em 1989. No mesmo ano, fora lançado um fliperama, mais tarde lançado para o NES como TMNT 2: The Arcade Game. Mais um jogo fora lançado para o NES, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project. O próximo jogo foi o fliperama Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1991), mais tarde convertido para o Super NES e com uma versão para o Sega Mega Drive denominada Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.

A medida que a popularidade das tartarugas baixava, a Konami lançou em 1993 Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, jogo de luta baseado em Street Fighter.

A Konami também adquiriu os direitos do novo desenho, e passou a lançar novos jogos baseados neste, com jogabilidade igual à dos antigos. Porém estes são criticados por repetitividade e falta de desafio.[3]

Em 2006, a francesa Ubisoft garantiu os direitos para um jogo baseado no novo filme. Depois lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009), um jogo de luta no estilo Super Smash Bros., e um remake de Turtles In Time.

Referências

  1. [1] Anmtv.xpg.com.br.
  2. CInema, Adoro. As tartarugas ninjas Adoro Cinema. Página visitada em 22 de Agosto de 2014.
  3. Jogos UOL Universo Online. Jogos.uol.com.br.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teenage Mutant Ninja Turtles
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tartarugas Ninjas