Tegenaria parietina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaTegenaria parietina
Tegenaria parietina

Tegenaria parietina
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Agelenidae
Género: Tegenaria
Nome binomial
Tegenaria parietina
(Fourcroy, 1785)
Tegenaria parietina.
Tegenaria parietina.

Tegenaria parietina é uma aranha europeia, realtivamente rara, com distribuição natural desde o Norte de África à Ásia Central, mas já foi encontrada no Uruguai, Argentina[1] e Açores[2] . É conhecida no Reino Unido por aranha-cardeal devido a lhe ser popularmente atribuído ter aterrorizado o cardeal Thomas Wolsey em Hampton Court.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Espécie de aranha de dimensões médias a grandes, muito semelhante a T. ferruginea, de de cor castanho-escuro a castanho-avermelhado, que ocorre geralmente em edifícios e em paredes. As fêmeas podem viver até 8 anos, enquanto os machos morrem após o acasalamento..

As fêmeas crescem até aos 20 mm de comprimento do corpo (excluindo as pernas), os machos até aos 17 mm. As pernas são aproximadamente três vezes amis longas que o corpo, mas alguns espécimes apresentam pernas com até 7,5 cm e uma distância entre as patas traseiras e frontais de até 14 cm.[1]

Notas

  1. Ramírez, M. J., C. Grismado & T. Blick. 2004. Notes on the spider family Agelenidae in southern South America (Arachnida: Araneae). Revista Ibérica de Aracnología. 9: 179-182.
  2. Azores BioPortal.
  3. Arlott, Norman; Richard Fitter, Alastair Fitter. Complete Guide to British Wildlife. illustrated ed. [S.l.]: Collins, 1981-05-11. ISBN 0-00-219212-8.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.