Teh tarik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Roti prata e teh tarik

Teh tarik (literalmente, chá "empurrado" ou 拉茶 em mandarim) é uma bebida à base de chá quente, comumente encontrada em restaurantes, na Malásia, Cingapura e Brunei. Seu nome é derivado do processo de infusão, pois o chá é "empurrado" durante o preparo. Feito de chá preto e leite condensado.

Preparo[editar | editar código-fonte]

A mistura é forçada para frente e para trás, repetidas vezes, entre dois recipientes, gerando uma espuma grossa na superfície. Este processo é feito para esfriar o chá e ajuda a misturar o chá com o leite condensado melhor.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Existe um elemento de exibicionismo durante o preparo do "teh tarik". A capacidade de arrastar uma longa corrente de chá bem sobre suas cabeças é uma novidade divertida para os habitantes locais e turistas.

Na Malásia existem ocasiões onde os preparadores de "teh tarik" exibem suas performances e mostram suas habilidades.

Junto com o "nasi lemak", fazem parte da Cultura gastronômica oficial da Malásia.

Variações[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Kopi tarik, o café equivalente ao "teh tarik".