Tekken 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tekken 3
Capa da versão-norte-americana do jogo.
Produtora Namco[1] Namco
Editora(s) NamcoNamco Ltd.
Distribuidora Namco Ltd.
Plataforma(s) Playstation
Arcade
Série Tekken
Data(s) de lançamento Flag of Japan.svg Março de 1998
Flag of the United States.svg Outubro de 1998
Flag of Europe.svg Novembro de 1998
Gênero(s) Luta 3D
Modos de jogo Single Player, Multiplayer
Número de jogadores 2 jogadores
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Média CD-ROM
Controles Arcade Pad
DualShock
Último
Último
Tekken 2
Tekken 4
Próximo
Próximo

Tekken 3 é o terceiro jogo da série Tekken[2] . Inicialmente desenvolvido para Arcades, foi levado ao Playstation, onde se tornou um dos maiores sucessos do console, considerado o melhor game de luta para a plataforma.[3] [4] [5]

O Jogo[editar | editar código-fonte]

Com adição de 14 novos personagens, maior velocidade e recuperações de queda diferenciadas, a Namco conseguiu em Tekken 3 uma das melhores jogabilidades em jogos 3D para o Playstation, se equiparando somente por Soul Blade (Soul Edge), da mesma produtora. O equilíbrio entre velocidade e força de alguns personagens leva o jogador a embates onde o que conta realmente é a habilidade e não o personagem escolhido.[6] Diferente dos jogos anteriores, os personagens adicionais de Tekken 3 não são sub-chefes. Eles são abertos em determinada ordem, à medida que o game é terminado com os jogadores iniciais. A sequência de habilitação é Kuma / Panda, Julia Chang, Gun Jack, Mokujin, Anna Williams, Bryan Fury, Heihachi Mishima, Ogre e True Ogre. Existem ainda três personagens secretos, Gon, Doctor. B e Tiger Jackson.[7]

História[editar | editar código-fonte]

Na conclusão no segundo torneio Tekken, Heihachi Mishima derrota e mata seu filho Kazuya e retoma o controle sobre a megacorporação Mishima Zaibatsu.

Quinze anos depois, Heihachi ouve boatos sobre uma força misteriosa atuando no México. Simultaneamente notícias correm o mundo sobre lutadores famosos que vem sendo atacados e algumas vezes mortos por uma misteriosa criatura, chamada Ogre por algumas tribos próximas ao local onde ela surgiu. Os aldeões dizem que Ogre é o deus asteca da luta, que veio do céu para viver entre os mortais. Heihachi manda seu grupo paramilitar, a Tekken Force, para investigar. Eles encontram um templo asteca onde Ogre vive, mas a ação não sai como planejado, pois o ser é muito mais poderoso do que imaginavam. Ao chegar, Heihachi encontra suas tropas dizimadas.[8]

Pouco depois, nos escritórios da Mishima Zaibatsu, Heihachi recebe a visita de um adolescente que diz ser seu neto. Seu nome é Jin Kazama, filho de Jun Kazama e de seu filho Kazuya. Jin relata a Heihachi que Ogre atacou o lugar onde morava e matou sua mãe. Dias antes, ela o orientou que procurasse o avô caso algo acontecesse, pois havia pressentido a aproximação de um grande mal. Intrigado e com a ambição de ter aquele poder, Heihachi percebe a força e a sede de vingança de Jin e decide treiná-lo. Suas reais intenções, contudo, eram de atrair Ogre usando Jin como isca.

Algum tempo depois, quando Jin já se tornara um poderoso lutador, Heihachi anuncia o terceiro torneio King of Iron Fist Tournament (ou "Torneio Rei dos Punhos de Ferro"), esperando atrair a atenção de Ogre. Mas havia algo que Heihachi não sabia.[9]

Jogos extra[editar | editar código-fonte]

Tekken Force Mode[editar | editar código-fonte]

Tekken Ball Mode[editar | editar código-fonte]

Tekken 3 também introduziu games extras na série, com o objetivo de acumular pontos ou simplesmente jogar um desafio diferente. Em Tekken Ball Mode, os jogadores estão numa praia (!) e jogam uma espécie de vôlei misto com queimada (!!) com aquelas bolas de praia enormes (!!!). Foi feito para dois jogadores, sendo possível jogar contra o computador. Este modo é liberado após destravar todos os lutadores no modo arcade(incluindo True Ogre).

É possível escolher 3 tipos de bola: Beach Ball (normal), Gum Ball (borracha) e Iron Ball (ferro), que causam dano proporcional. No jogo, o objetivo é carregar a bola de energia para que atinja o oponente. A energia carregada é proporcional à força do golpe. Uma vez carregada é possível bloqueá-la ou devolver com outro golpe. Bloqueando ou sendo atingido, o personagem sofre dano, o que também acontece se a bola cair longe de seu alcance em seu próprio campo.

O Tekken Ball Mode também serve para liberar o segundo jogador secreto, o dinossauro Gon. Para isso, assim que o modo for liberado, jogue uma partida contra o computador. Seu adversário será Gon e, ganhando ou perdendo, ele será habilitado no final da partida, além de seu cenário, a Praia.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Assim como o primeiro jogo da série, Tekken 3 teve muitas críticas positivas. Nessa terceira versão o enredo se torna mais apurado, e a jogabilidade mais fluída tendo em vista que os programadores já haviam dominado as técnicas do Playstation, criando assim o que o site Gamespot chamou de melhor jogo de luta para a plataforma 32 bits da Sony.[10]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Para liberar o terceiro personagem secreto, Tiger Jackson, é preciso ter liberado todos os demais personagens. Em seguida, é preciso ter jogado pelo menos um round com cada um dos 21 jogadores. Tiger é selecionado no mesmo caractere de Eddy Gordo, compartilhando sua jogabilidade e animação, sendo praticamente o mesmo personagem apenas com um avatar diferente.
  • Terminando o jogo com os 10 personagens iniciais, surgirá no menu inicial a opção Theatre Mode. Nele você pode assistir as duas apresentações do jogo e todos os finais, à medida que for concluindo com o personagem correspondente. Também pode ouvir todas as músicas do jogo após terminar com os demais personagens. Além disso, existe a opção DISC: se você tiver os CDs de Tekken e Tekken 2, poderá colocá-los no console e assistir todos os finais e cenas em CG, mas para isso os jogos devem ser da mesma procedência (Japão, EUA, Europa, etc.).[11]
  • Alguns personagens possuem roupas extras, selecionadas quando o personagem é escolhido com o botão triângulo. Essas roupas são liberadas conforme a quantidade de rounds que se joga com um personagem. Nem todos tem essa opção, mas a Namco nunca divulgou quantos as tem. Alguns que certamente tem: Gun Jack (10 rounds), Anna Williams (25 rounds), Ling Xiaoyu, Jin Kazama e Forrest Law (50 rounds). Eddy e Kuma, ao invés de segunda roupa, tem personagens adicionais na seleção com triângulo: o também capoeirista Tiger Jackson e a ursa de estimação de Ling Xiaouyu, Panda, respectivamente. Mokujin, que é um boneco de madeira, tem um formato normal e outro com formas femininas, sendo que esta também aparece com uma flor na cabeça.
  • No Tekken Ball Mode, a espada de Yoshimitsu pode furar a bola, se for dado seu golpe indefensável (trás, trás + quadrado), causando dano a si próprio.
  • O capoeirista Eddy Gordo é o primeiro brasileiro a figurar entre os personagens de Tekken. Em Tekken 4, uma brasileira, Christie Monteiro, sua aluna e neta de seu mestre, também entra no rol de personagens da série.
  • Em Tekken 3, vários personagens foram substituídos por seus sucessores. Marshall Law é substituído por seu filho, Forrest (embora Forrest tenha estado em Tekken 2, apesar de não-oficialmente; e Marshall volte a aparecer em jogos posteriores, de tal forma que Forrest não dá continuidade á sua carreira na série). O lutador King, embora com o mesmo nome e aparência, é na verdade King II, aluno e pupilo do primeiro King, aparentemente morto por Ogre antes do torneio. O urso Kuma, animal de estimação de Heihachi Mishima, é na verdade Kuma Jr., filhote do primeiro Kuma, que morreu de velhice. E o lutador de Tae Kwon Do Hwoarang, discípulo de Baek Doo San, entrou no torneio para vingar a morte de seu mestre pelas mãos de Ogre (entre outros motivos particulares). Michelle Chang deu lugar a sua filha Julia Chang. E, é claro, Jun e Kazuya deram origem ao protagonista Jin.
  • O dinossauro Gon é personagem de um Mangá muito famoso no Japão. A Kodansha, empresa responsável pelo estúdio de criação e pela edição dos quadrinhos, cederam os direitos à Namco para que o personagem fosse incluído no jogo.
  • Segundo a revista Gamers Pró-Dicas, Paul Phoenix é o melhor jogador para se finalizar o Tekken Force Mode, devido a seu golpe Death Fist (baixo, frente + triângulo) atingir mais de um personagem por vez e, ao mesmo tempo, tirar bastante energia dos inimigos.
  • Uma coisa que poucos sabem é que tem um Kiae. Para usá-lo, durante uma luta aperte quadrado+bola+triângulo+X, tudo ao mesmo tempo, que aí seu lutador ficará com as mãos e os pés brilhando. Aproveite, porque durante este curto espaço de tempo seus golpes ficam mais fortes e indefesáveis.
  • No filme de Gun Jack, o Dr.Abel está no espaço e manda um raio para a Terra e explode o local onde o robô e Jane estão. É nesse ponto que o filminho acaba. Só que, na verdade, este não é o final. Para vê-lo, você tem que jogar 10 rounds com o Gun Jack e seu traje velho(aquele do Jack-2, do Tekken 2) será selecionável. Daí, para usá-lo, é só escolher o Gun Jack com triângulo ou Start, termine o game uma vez com ele assim e você verá o filme completo dele.
  • Jin e Xiaoyu também têm roupas extras. Para poder usá-las você precisa jogar 50 rounds com cada um.São seus uniformes escolares. E quando você abre a roupa extra de cada um, também será aberto o estágio da escola deles.
  • Se você lutar no modo Arcade com Heihachi, para se transformar em True Ogre, Ogre absorve Jin Kazama ao invés de Heihachi.[12]
  • Gon não tem nenhuma relação com a história de Tekken ou da Mishima Zaibatsu, de acordo com Namco, devido a isso ele não aparece em outra série de luta Tekken.

Lista de Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens que Retornaram[editar | editar código-fonte]

Novos Personagens[editar | editar código-fonte]

Estágios[editar | editar código-fonte]

  • Tiger Dojo de Tóquio(Jin)
  • Parque de Diversões(Xiaoyu)
  • Dojo de Taekwondo(Hwoarang)
  • Dragon Dojo de Artes Marciais(Law/Kuma/Panda)
  • Terra Grassy(Eddy/Tiger)
  • Laboratório(Dr. B)
  • Nova York(Paul/Bryan)
  • Ruas de Hong Kong(Lei)
  • Floresta(Yoshimitsu/Mokujin)
  • Altas Montanhas(King)
  • Templo Mexicano(Heihachi/Julia)
  • Interior do Templo(Ogre)
  • Base Militar Européia(Nina/Gun Jack/Anna)
  • Praia da Ilha Tropical(Gon)

Referências

  1. 철권1,2시절 쿠마의 아들이다. 선대 쿠마는 노화가 되어 사망하였고 이어서 아들이 헤이하치의 보디가드가 되었다.
  2. Harada talking about character's voice acting pt1. Twitter (2010-10-16). Página visitada em 2010-10-30.
  3. Harada talking about character's voice acting pt2. Twitter (2010-10-16). Página visitada em 2010-10-30.
  4. Harada talking about character's voice acting pt3. Twitter (2010-10-16). Página visitada em 2010-10-30.
  5. Harada talking about character's voice acting pt4. Twitter (2010-10-16). Página visitada em 2010-10-30.
  6. TEKKEN'S A KNOCKOUT; 5 games to be won.. The Mirror (1998-09-12). Página visitada em 2011-05-16.
  7. SCREEN SHOTS. The Washington Post (1998-05-01). Página visitada em 2011-05-16.
  8. http://www.gamespot.com/ps/action/tekken3/index.html?tag=result;title;4 Viitattu 9.7. 2010 (em inglês)
  9. تکن ۳ - در تکن پدیا
  10. {{cite web|url=http://gonintendo.com/?p=105214
  11. Tekken 3 (PS). CNET pp. 1, 2 (August 23, 1998). Página visitada em 2008-11-29.
  12. Larry, Scary (November 24, 2000). Tekken 3. Gamepro pp. 1. Arquivado do original em 2009-01-07. Página visitada em 2008-11-29.
  13. 아케이드판 초기버전에는 트루오우거도 기존오우거처럼 오우거라는 이름으로 등장했지만 아케이드판 후기버전이후로는 캐릭터를 구분하기 위해 트루오우거로 이름을 고쳤다.