Tekken 6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tekken 6
Capa da versão norte-americana para PlayStation 3.
Desenvolvedora Namco Bandai
Publicadora(s) Namco Bandai
Produtor Katsuhiro Harada
Designer Corey Tran
Compositor(es) Masaharu Iwata, Hitoshi Sakimoto
Plataforma(s) Arcade, Playstation 3, Xbox 360, PlayStation Portable, Java ME (como Tekken Mobile)
Série Tekken
Data(s) de lançamento Arcade:

Arcade
(Bloodline Rebellion):

    PlayStation 3, Xbox 360:

    PlayStation Portable:
    Gênero(s) Luta em 3D
    Modos de jogo Single player, multiplayer
    Número de jogadores 1 a 2 jogadores
    Classificação Inadequado para menores de 12 anos i CERO (Japão)
    Inadequado para menores de 14 anos i DEJUS (Brasil)
    Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
    Permitido para maiores de 15 anos GRB (Coreia do Sul)
    Recomendado para públicos maduros i OFLCA (Austrália)
    Permitido para todas as idades, especialmente para maiores de 16 anos OFLCN (Nova Zelândia)
    Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
    Inadequado para menores de 16 anos i USK (Alemanha)
    Mídia Blu-ray Disc (PS3), DVD-DL-ROM (Xbox 360), UMD (PSP), Download (PSP)
    Controles Gamepad
    Hardware
    Sistema Octave Engine
    Último
    Último
    Tekken 5
    Tekken 7
    Próximo
    Próximo

    Tekken 6 é o título mais recente da série Tekken, da Namco, já lançado aos arcades japoneses no dia 26 de novembro de 2007. É o primeiro jogo a ser lançado no sistema de arcade System 357, baseado no Playstation 3. Na Tokyo Game Show de 2008, foi anunciado que a versão para console de Tekken 6, que incluirá novos estágios e também os personagens de Tekken 6: Bloodline Rebellion, será lançada para o Playstation 3 e o Xbox 360. No dia 27 de outubro de 2009, a Namco anunciou que lançaria uma versão do jogo para o Playstation Portátil, apresentando conteúdo adicional.

    Conteúdo e recursos novos[editar | editar código-fonte]

    Katsuhiro Harada, diretor de Tekken 6, declarou que o jogo preservará todos os elementos de Tekken 5 e Tekken 5: Dark Resurrection, pois foram bem recebidos pelos fãs. Ele também disse que os estágios serão maiores e terão maior interatividade – paredes e pisos que podem ser destruídos para revelar novos ambientes de combate, por exemplo. O recurso de customização de personagens também terá maior envolvimento na jogabilidade.

    Além disso, o jogo adiciona um novo sistema de rage, que dá aos personagens mais poder de ataque quando a sua barra de vitalidade estiver quase esgotada. Quando o sistema for ativado, um campo vermelho começa a cercar o personagem e a sua barra de vitalidade começa a piscar em vermelho. As versões do jogo para Playstation 3 e Xbox 360 incluirão um modo multiplayer online, através do PSN e do Xbox Live, respectivamente.

    As versões domésticas terão um modo adicional que dá continuidade ao modo Tekken Force do Tekken 3 e do Tekken 4 e ao Devil Within do Tekken 5. O modo pode ser jogado cooperativamente entre dois jogadores, e permite que os jogadores usem armas como barras de ferro ou metralhadoras.

    Personagens[editar | editar código-fonte]

    O criador da série Tekken e produtor executivo de Tekken 6, Katsuhiro Harada, disse que “O número de personagens disponíveis será maior do que em Tekken 5 e será o maior catálogo da série. Estive na série Tekken há mais de dez anos, e a única coisa na qual estivemos particularmente concentrados desde Tekken 3 foi assegurar que cada personagem seja único e não se sobreponha a outros personagens. Todos eles são únicos não apenas na aparência, mas também na personalidade.”.

    Harada afirmou que Tekken 6 terá o maior número de personagens já visto em um jogo da série Tekken, totalizando em 42 personagens, incluindo virtualmente todos os personagens de Tekken 5: Dark Resurrection e os dois novos personagens de Bloodline Rebellion. De acordo com um artigo no exemplar de maio de 2009 da revista Playstation: The Official Magazine, os jogadores serão capazes de criar e personalizar seus próprios personagens e então enfrentar qualquer outro personagem do jogo ou criado online.

    Foram confirmados cinco novos personagens. A primeira personagem, Zafina, é uma mulher com movimentos que Harada definiu como aqueles de uma “aranha”, e que entrou no torneio para evitar o confronto de “duas estrelas malignas”. A segunda personagem, Leo, é uma lutadora Alemã que foi feita para ser usada por jogadores iniciantes e experientes igualmente. A morte da mãe de Leo, presumidamente pelas mãos de Kazuya Mishima, faz com que Leo comece a investigar a Mishima Zaibatsu. O gênero de Leo causou um pouco de discussão entre os fãs da série, até Harada confirmar que o nome "Leo" é apelido de "Eleonore". O terceiro personagem, Miguel Caballero Rojo, é um espanhol com uma grande paixão por combates, mas que não tem uma disciplina fixa. Miguel deseja se vingar pela sua irmã, que foi morta durante seu casamento. O quarto personagem, Bob, é um americano que era conhecido como um gênio das artes marciais. Porém, incapaz de derrotar oponentes maiores, ele desapareceu do mundo dos combates, determinado a aumentar o seu peso e a sua força enquanto mantém a velocidade. Bob entra no torneio para testar suas novas habilidades e o novo tamanho. O quinto personagem, Azazel, é o boss final do jogo. É dito que, em Tekken 6, a história de Azazel seja relacionada com a de Zafina, Julia Chang e Mokujin e com o confronto entre Jin Kazama e seu pai Kazuya Mishima.

    História[editar | editar código-fonte]

    Desta vez, o organizador do torneio é Jin Kazama, e a história segue o seu final em Tekken 5 (isto é, a ascensão à liderança da Mishima Zaibatsu através da vitória no torneio anterior). Jin agora tem ambições, usando seus recursos dentro da organização para se tornar uma superpotência global. Ele rompe os laços nacionais da Mishima Zaibatsu e, abertamente, declara guerra a várias nações, colocando o mundo em um caótico espiral. Kazuya está ciente disso, julgando que a interferência de Jin em seus próprios planos para dominação global são um grande incômodo. Agora encarregado da G Corporation (deixada em seu comando após uma grande revolta entre os líderes da companhia), Kazuya é a única pessoa que pode se opor a Jin, oferecendo uma recompensa a qualquer um que capturá-lo. A resposta de Jin foi organizar o novo torneio para enfrentar Kazuya e destruir a G Corporation.

    Personagens[editar | editar código-fonte]

    O desenvolvedor e produtor executivo de Tekken 6, Katsuhiro Harada disse: "O número de personagens jogáveis será maior do que Tekken 5 e será a maior lista da série. Estive na série Tekken por mais de 10 anos, e uma coisa que nós têm focalizado especialmente depois de Tekken 3 é ter certeza que cada personagem seja único e não se confunda com outros personagens. Todos eles são únicos, não só em sua aparência, mas sua personalidade e técnicas também.[nota 1]

    Harada afirmou que as edições do console de Tekken 6 contará com o maior número de personagens jamais visto em um jogo do Tekken, incluindo praticamente todos os personagens de Tekken 5: Dark Resurrection e todos os novos personagens de ambas as versões arcade de Tekken 6. Os jogadores são capazes de personalizar personagens e jogar com qualquer personagem não-customizado ou customizado online.

    Oito novos personagens foram introduzidos neste jogo. O primeiro personagem, Zafina, é uma mulher que entra no torneio para evitar o choque das "duas estrelas do mal"[5] . O segundo personagem, Leo, é um lutador alemão, que se destina a ser um personagem que pode ser jogado por novatos e jogadores experientes. A morte da mãe de Leo, presumivelmente nas mãos de Kazuya Mishima, leva a começar investigando a Mishima Zaibatsu[5] . O terceiro personagem, Miguel Caballero Rojo, é um matador espanhol com uma paixão por lutar, mas não tem disciplina real. Miguel quer vingar a morte de sua irmã em seu casamento. O quarto personagem, Bob, é um americano que ficou conhecido como um gênio das artes marciais. Devido à impossibilidade de derrotar oponentes maiores então, ele desaparece do mundo da luta, determinado a aumentar seu peso e potência mantendo a velocidade. Bob entra em The King of Iron Fist Tournament 6 para testar suas novas habilidades e tamanho. O quinto personagem, NANCY-MI847J, é o chefe do bônus do jogo. NANCY é uma criação robótica gigante da Mishima Zaibatsu que é semelhante ao robôs Jack. O sexto personagem, Azazel, é o chefe final do jogo. A história de Azazel é dita estar relacionada com a história de Zafina e Julia Chang em Tekken 6 e os confrontos entre Jin Kazama e Kazuya Mishima (presumivelmente a "duas estrelas do mal" da história de Zafina). Na versão do console, o sétimo personagem é Alisa Bosconovitch, uma ciborgue com asas a jato e os membros que se deslocam, ela pode ser a filha ciberneticamente melhorada do Dr. Bosconovitch, e também pode usar seus próprios braços e cabeça, como armas, ela foi criada para servir Jin Kazama. O oitavo personagem é Lars Alexandersson, um filho ilegítimo e desconhecido de Heihachi Mishima[6] .

    Novos personagens na versão arcade de Tekken 6[editar | editar código-fonte]

    • Bob
    • Leo
    • Miguel Caballero Rojo
    • Zafina
    • NANCY-MI847J (Chefe Bônus; jogável apenas na versão console em Scenario Campaign versão no "nível G Corporation Millennium Tower ', se o jogador escolhe)
    • Azazel (Chefe não jogável, Arcade Mode e Arena Final Boss)

    Tekken 6 Bloodline Rebellion[editar | editar código-fonte]

    Personagens recorrentes[editar | editar código-fonte]

    Bloodline Rebellion[editar | editar código-fonte]

    Pôster do jogo usado para divulgação.

    Tekken 6: Bloodline Rebellion é a atualização de Tekken 6. Ele apresenta novos personagens, fases, itens e opções de personalização. Ele também dá ao jogo uma atualização balanceada do personagens e itens. Ele foi lançado para os arcades japoneses em 18 de dezembro de 2008 e a versão do console de Tekken 6 é baseada nesta versão arcade.

    Esta nova versão inclui dois novos personagens: Alisa Bosconovitch, uma ciborgue com asas a jato e os membros que se deslocam, que pode ser a filha ciberneticamente melhorada do Dr. Bosconovitch e Lars Alexandersson, um descendente desconhecido de Heihachi Mishima e líder de uma facção rebelde do Tekken Force que luta contra tirania de Jin[6] . Uma série de novos itens e opções de personalização são destaques nesta expansão[7] . O jogo também apresenta também todas as ares em CG dos personagens, assim como houve uma mudança na arte a partir de Tekken 5 e Tekken 5: Dark Resurrection. Upgrade kits também estão disponíveis para os proprietários atuais das máquinas de Tekken 6.

    Notas

    1. Tekken 6...developing new characters," PlayStation: The Official Magazine (Janeiro de 2009): 47.

    Referências

    1. Tekken 6 Release Information for Arcade Games (em Inglês) GameFaqs. Página visitada em 11 de setembro de 2010.
    2. a b c d Tekken 6 Release Information for PlayStation 3 Games (em Inglês) GameFaqs. Página visitada em 11 de setembro de 2010.
    3. a b c d Tekken 6 Release Information for Xbox 360 Games (em Inglês) GameFaqs. Página visitada em 11 de setembro de 2010.
    4. a b c d Tekken 6 Release Information for PSP Games (em Inglês) GameFaqs. Página visitada em 11 de setembro de 2010.
    5. a b Tekken 6 Revealed - Namco debuts a new PS3 trailer and shares first details (em Inglês) IGN (16 de fevereiro de 2007). Página visitada em 11 de setembro de 2010.
    6. a b Charles Onyett (7 de outubro de 2008). TGS 2008: Tekken 6 Preview On the arcade version, Bloodline Rebellion, and an eventual PS3 release (em Inglês) IGN. Página visitada em 11 de setembro de 2010.
    7. Anoop Gantayat (18 de setembro de 2008). AM Show: Tekken 6 Bloodline Rebellion detailed (em Inglês) Andriansang. Página visitada em 11 de setembro de 2010.

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]