Telésforo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Telésforo, veja Telésforo (desambiguação).
Escultura grega antiga de Telésforo

Na antiga religião grega , Telesphorus (em grego: Τελεσφόρος, transl.: Telésphoros) era filho de Asclépio. Estava frequentemente acompanhado de sua irmã, Hígia. Era um anão cuja cabeça estava sempre coberto com um capuz ou tampa.

Telésforo simboliza a recuperação da doença, como seu nome significa "o realizador" ou "portador de conclusão" em grego. Representações dele são encontradas principalmente na Anatólia e ao longo do Danúbio.

É tido um deus celta na origem, que foi levado para a Anatólia pelos Gálatas no século III aC, onde ele teria se tornado associado com o deus grego da medicina, Asclépio, talvez em Pergamon (um centro asclepiano cult) e se espalhou novamente para o Ocidente, devido ao aumento do Império romano , em particular durante o século II dC, desde o reinado de Adriano . 

Telésforo, na mitologia grega, foi o epíteto do deus Euamerion (deus grego da recuperação), adorado no templo de Asclépio em Titane, junto de Alexanor.[1] Este santuário havia sido construído por Alexanor, filho de Macaão, filho de Asclépio.[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.