Telangana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Telangana
charminar em Hyderabad

Telangana ou Telingana ou Telengana (língua telugu : తెలంగాణ) é uma região do estado indiano de Andhra Pradesh que se encontra em processo de se tornar o 29º estado indiano. Seu nome significa « País de Telugo » e corresponde à área do antigo Estado de Hyderabad onde se fala o telugu. Está situada sobre o planalto do Decão a oeste dos Gates Orientais e compreendeu os distritos de Warangal, Adilabad, Khammam, Mahabubnagar, Nalgonda, Rangareddy, Karimnagar, Nizamabad, Medak e a capital Hyderabad (Andhra Pradesh). Os rios Krishna e Godavari atravessam a área de oeste para leste.

Em 9 de dezembro de 2009, o Primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh declarou em, nome do governo que o preocesso de separação do Telangana de Andhra Pradesh iniciará em breve1 .

História[editar | editar código-fonte]

A região Télanga já era mencionada no Mahabharata como o reino Telinga, onde se indica ser habitado por tribos chamadas Telavana que teriam combatido ao lado de Pandava quando da grande guerra do Mahabharata. O atual distrito de Warangal, onde os Pandavas viveram exilados (Lakkha Gruham) tem um local chamado Pandavula Guhalu.

Telangana foi origem de diversas dinastias como os Sathavahana e os Kâkâtiya. Kotilingala em Karimnagar foi a primeira capital dos Sathavahanas antes de ser transfeida para Dharanikota. Tal fato foi revelado via escavações em Kotilingala que desenterraram moedas cunhadas porordem de Simukha, imperador de Satavahana. Telangana passou a ser controlada pelos muçulmanos no século XIV, sob o Sultanato de Delhi, depois sendo dominado pelos sultanatos de Bahmanii e de Qutb Shahi e ainda pelo Império Mogol. Com a desintegração do Império Mongol iniciada nos primeiros anos do século XVIII, a dinastia muçulmana de Asaf Jah fundou um reino separado, o principado de Hyderabad. Mais tarde, Hyderabad assinou um tratado de aliança com o Império Britânico e se tornou o maior e mais habitado principado de toda a Índia. O Telangana, entretanto, jamais esteve sob controle direto dos britânicos, ao contrário do que ocorreu Andhra litorânea a leste e em Rayalaseema ao sul, ambos parte de Andhra Pradesh, que ficaram sob o domínio da Presidência de Madras no período da Índia Colonial.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. « Process of separation of Telangana from Andhra Pradesh will be initiated soon »