Tele Rebelde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tele Rebelde
Tele Rebelde
Tipo Empresa pública
País  Cuba
Fundação 22 de julho de 1968

Tele Rebelde é o segundo maior canal de televisão cubano, fundado no dia 22 de julho de 1968. Transmitindo nacionalmente por mais de 16 horas por dia e com alcance internacional pelo satélite Hispasat que cobre todo o continente americano.

História[editar | editar código-fonte]

Em 22 de julho de 1968 foi inaugurado em Santiago de Cuba, um novo canal, chamado Tele Rebelde que transmitia o seu sinal à antiga província de Oriente. Sua função era mostrar a cultura, política e a sociedade da região para divulgar as conquistas do local. Sua programação foi concebida com programas de cunho informativo, esportivo, jovem, musicais, variados e infantis, transmitindo seis horas diárias de segunda a sábado e domingo a partir de uma hora da tarde. Em abril de 1979, o Canal Dois se une ao Tele Rebelde, mantendo os melhores programas gerados na Tele Rebelde e o noticiário para a zona oriental. O canal nacional levaria o nome do sinal de Santiago de Cuba. Também nesse ano, um novo estúdio, o número dois, foi inaugurado. Em 16 de abril de 1986, com a criação no país da rede de telecentros (centros regionais de televisão) foi ao ar, pela primeira vez, o sinal de um novo canal de Santiago de Cuba: Tele Turquino com uma programação informativa, cultural, para jovens e crianças. Em 2007 aumentou o seu sinal para o satélite Hispasat cobrindo as Américas.

Programação[editar | editar código-fonte]

A programação é variada, mas predominam os programas esportivos e seriados, com a inclusão de programas nacionais e estrangeiros dependendo do horário. De Segunda a sábado, o canal começa com a revista informativa Buenos Días, que desperta todo o país e informa os acontecimentos nacionais e internacionais. O resto da manhã é preenchido com novelas e filmes antigos em programas como o Cine del Recuerdo e Del Ayer.

Na parte da tarde são transmitidos os chamados "teleclases" destinado principalmente para estudantes do ensino médio. Há também programas musicais no estilo da MTV. Sábado à tarde é exibido o programa Somos multitud que mostra séries como Friends e filmes destinados ao público jovem como High School Musical e Harry Potter.

Tele Rebelde é o canal "oficial" dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Pan-americanos, durante o qual transmite 24 horas por dia.

Além disso, é transmitida a Série Nacional de Beisebol, tendo o "play-off" audiências de milhões de pessoas. A Copa do Mundo, a Liga dos Campeões da UEFA e as Ligas europeias são vistas pelos telespectadores em programas como "Gol".

Programas para os Jovens[editar | editar código-fonte]

Algumas séries bem populares que a emissora exibe.


O Telecine nas tardes de segunda a sexta-feira são muito populares. Na maior parte dos casos eles são suspenses e comédias.