Telec da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Telec da Bulgária
do Império Búlgaro
Governo
Reinado 762765
Antecessor Vinekh
Sucessor Sabin
Dinastia Ugain
Vida
Nome completo Телец
Nascimento ca. 731
Morte ca. 765 (34 anos)

Telets ou Telec (em búlgaro: Телец) foi um cã búlgaro entre 762 e 765. De acordo com a Nominalia dos Cãs Búlgaros, Telec reinou por três anos "no lugar de outro" e era membro do clã Ugain, informações que são corroboradas pelas fontes bizantinas, indicam que Telec teria substituídos os cãs legítimos da Bulgária. Estas mesmas fontes descrevem o cã como sendo corajoso e enérgico, no auge de sua virilidade aos trinta anos.

História[editar | editar código-fonte]

Os acadêmicos conjecturam que ele deve ter pertencido à facção anti-eslava da nobreza búlgara. Depois de sua ascensão, Telec liderou um exército bem armado e bem treinado contra o Império Bizantino e devastou toda a região fronteiriça, provocando o imperador a reagir. Constantino V Coprônimo marchou para o norte em 16 de junho de 763 liderando um exército e enviou outro a bordo de 800 navios (cada um levando infantaria e 12 cavaleiros) com o objetivo de criar um movimento de pinça para cercar os búlgaros.

Telec primeiro fortificou os passos de montanha com suas próprias tropas apoiadas por cerca de 20 000 auxiliares eslavos. Porém, logo depois ele mudou de ideia e liderou suas tropas para a planície de Anquíalo (Pomorie) em 30 de junho. A sangrenta Batalha de Anquíalo começou no meio da manhã e se estendeu até o pôr-do-sol. No final, Telec havia sido abandonado pelos seus auxiliares eslavos, que desertaram para imperador, o vencedor do dia. Inexplicavelmente, Constasntino não perseguiu a vitória e resolveu voltar para casa para realizar um triunfo, no qual ele desfilou seus prisioneiros búlgaros para o deleite da população de Constantinopla.

A derrota selou o destino de Telec, que foi linchado juntamente com seus aliados pelos seus rebeldes súditos.

A compilação do século XVII dos búlgaros do Volga, Ja'far Tarikh, uma obra cuja autenticidade é disputada, apresenta Teles (Telets) como o filho de Korymdžes (Kormisosh), o que contradiz a Nominalia, segundo a qual Telec seria do clã Ugain enquanto que Kormisosh era do clã Vokil. A Ja'far Tarikh alega que Telec foi morto lutando contra os aliados de seu sucessor Sabin.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Telec da Bulgária
Nascimento:  ? Morte: 762
Precedido por:
Vinekh
Cã búlgaro
762–765
Sucedido por:
Sabino

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mosko Moskov, Imennik na bălgarskite hanove (novo tălkuvane), Sofia 1988.
  • Jordan Andreev, Ivan Lazarov, Plamen Pavlov, Koj koj e v srednovekovna Bălgarija, Sofia 1999.
  • (fonte primária), Bahši Iman, Ja'far Tarikh, vol. III, Orenburg 1997.