Telemarketing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Atualmente, o termo foge deste corpo, ao abranger também cobranças e outros serviços, como atendimento ao consumidor e o suporte técnico, por telefone.

O telemarketing,é feito por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados call centers [1] ou centrais de atendimento, chamadas de SAC, que significa serviço de atendimento ao cliente, permitindo variantes, como o SAT, serviço de atendimento ao telespectador. Na década de 80, o serviço se expandiu para outras áreas, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988, podendo ser certificado com quem tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro.[necessário esclarecer] A partir daí foi-se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias políticas e de venda.

Operações[editar | editar código-fonte]

Receptivo (In Bound)[editar | editar código-fonte]

  • Trata-se do estilo no qual os operadores recebem as chamadas efetuadas pelos clientes ou os possíveis clientes da empresa;
  • Antigamente como "Passivo", mas como o termo era impróprio para designar atitudes adequadas ao atendimento telefônico, o nome foi abolido;
  • É chamado In Bound, pois significa salto para dentro, ou seja, a iniciativa se dá de fora da empresa para dentro;
  • O cliente liga para a empresa para receber uma informação

Ativo (Out Bound)[editar | editar código-fonte]

Trata-se do estilo no qual os operadores ligam para os clientes ou os possiveis clientes da empresa em geral.

Serve em qualquer aplicação de Telemarketing, exceto no atendimento a consumidores, uma aplicação rigorosamente receptiva. Logo, podemos dizer que se chama Out Bound, porque a iniciativa da ação se dá de dentro da empresa para fora. A empresa vai até o cliente para obter informação ou efetuar uma venda.

Serviços de emergência[editar | editar código-fonte]

Call Center de um serviço de emergência em Guaiaquil, no Equador.

Outra aplicação dos call centers é nos serviços de emergência, centrais receptivas que atendem chamadas informando emergências, tais como incêndios, acidentes de trânsito, crimes e outras. Normalmente estas chamadas são feitas a partir de ligações gratuitas, com números padronizados por país. No Brasil, por exemplo, as chamadas de emergências para incêndios ou outras ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, são feitas pelo número 193.

Referências

  1. centers (em inglês). Wiktionary. Página visitada em 5/2/2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.