Telemensagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Telemensagem é basicamente um texto narrado com uma música de fundo e que é enviada por telefone.

Existem também aquelas que são reproduzidas através de um carro de som que denomina-se "Mensagem ao-vivo" mas que também são chamadas "Loucuras de Amor" ou "Telecar" (em algumas regiões), entre outras nomenclaturas.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Bastante difundidas há alguns anos atrás as agências de telemensagens se espalharam rapidamente pelo Brasil devido ao seu baixo custo de investimento inicial. Atualmente pode-se dividir as agências de telemensagens em 3 níveis diferentes: Profissional, intermediário e amador.

Profissional[editar | editar código-fonte]

São as agências com sistema digital (informatizado) onde você conta com várias opções de personalização da mensagem entre eles:

  • Gravação de recado com a sua voz;
  • Ouvir a reação do recebedor ao vivo;
  • Possibilidade de criar uma mensagem com sua voz;
  • Escolha do fundo musical;
  • Gravação da reação de quem recebeu.

Além da capacidade de personalização, as agências profissionais também se diferem na forma em que o atendimento é realizado, contando com uma equipe qualificada, ágil e conhecedora dos temas oferecidos. Oferecem opções de pagamento em diversos bancos e têm capacidade de gerir um alto fluxo de transferências e depósitos.

As grandes agências de telemensagem oferecem também produtos diferenciados como gravação da telemensagem enviada em CD, envio do conteúdo escrito da telemensagem, video mensagens e muito mais.

Intermediário[editar | editar código-fonte]

São as agências que podem ou não possuir um sistema informatizado e com isso podem oferecer:

  • Gravação do recado com sua voz (utilizando-se de um aparelho extra denominado "MD" ou mesmo em fitas k7)
  • Reação de quem recebeu (pode ser gravada utilizando-se o MD ou fita K7 por exemplo, mas normalmente o serviço se dá na forma de "reação ao-vivo" aonde o solicitante da mensagem permanece na linha enquanto a mensagem é enviada (utilizando o recurso Conferência que toda operadora telefônica oferece)

Nesse tipo de agência as mensagens estão gravadas em CDs já com o fundo musical.

Amador[editar | editar código-fonte]

São agências que em sua totalidade estão dentro de residências onde funcionam como complemento de renda. Os equipamentos são os mais simples possíveis, alguns CDs com mensagens gravadas com fundo musical, o cd-player e um telefone adaptado para a transmissão. Possuem, em sua maioria, baixa qualidade no atendimento e pouca variedade de mensagens. Geralmente, trabalham apenas com cobrança domiciliar.

A grande maioria das agências no Brasil se enquadram nessa última categoria.