Telerig da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Telerig da Bulgária
do Império Búlgaro
Governo
Reinado 768- 777
Consorte Princesa bizantina de nome desconhecido
Antecessor Pagão
Sucessor Kardam
Dinastia Dulo
Vida
Nome completo Телериг
Nascimento 706
Morte 777 (71 anos)
Constantinopla
Pai Tervel
Mãe Anastácia de Bizâncio
Assinatura Assinatura de Telerig da Bulgária

Telerig (em búlgaro: Телериг) foi o cã búlgaro entre 768 e 777. Embora Telerig só apareça nas fontes bizantinas em 774, ele é considerado como sendo o sucessor imediato de Pagão, que fora assassinado em 768.

História[editar | editar código-fonte]

Em maio de 774, o imperador bizantino Constantino V Coprônimo embarcou em mais uma grande campanha contra a Bulgária, liderando seu exército e despachando uma frota com 2 000 navios carregando seus cavaleiros para o delta do Danúbio. A frota desembarcou nas redondezas de Varna, mas o imperador resolveu não se aproveitar da vantagem e inesperadamente recuou.

Logo depois, os dois lados assinaram uma trégua prometendo o fim das hostilidades. Porém, em outubro do mesmo ano, Telerig enviou um exército de 12 000 homens para atacar Berzítia, na Macedônia, capturar a população e transferi-la toda para a Bulgária. Com um exército de mais de 80 000 homens, Constantino V surpreendeu os búlgaros e conseguiu uma retumbante vitória. O ataque subsequente à Bulgária só fracassou por que a frota teve que enfrentar ventos desfavoráveis no Mar Negro.

Neste ponto, Telerig enviou secretamente um emissário a Constantino indicando sua intenção de fugir da Bulgária e buscar refúgio na corte bizantina na condição de que lhe fosse assegurada uma recepção hospitaleira. Ele pediu ao imperador que lhe indicasse quem poderia ajudá-lo na Bulgária, o que Constantino inocentemente fez. Telerig conseguiu assim fazer com que o imperador bizantino traísse seus próprios agentes, que foram todos presos e executados. A esperada retaliação bizantina não ocorreu por que Constantino morreu em 775. A despeito do aparente sucesso, Telerig acabou de fato fugindo para a corte do novo imperador, Leão IV, o Cazar em 777. O governo bizantino deu-lhe asilo e o título de patrício Telerig se converteu ao cristianismo, adotou o nome de Teofilacto e se casou com uma prima da imperatriz Irene.

A compilação do século XVII dos búlgaros do Volga, Ja'far Tarikh, uma obra cuja autenticidade é disputada, apresenta Dilyarek (Telerig) como sendo o filho do antigo cã Teles (Telec).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Telerig da Bulgária
Nascimento: 706 Morte: 777
Precedido por:
Pagão
Cã búlgaro
768–777
Sucedido por:
Kardam

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Telerig da Bulgária
  • Mosko Moskov, Imennik na bălgarskite hanove (novo tălkuvane), Sofia 1988.
  • Jordan Andreev, Ivan Lazarov, Plamen Pavlov, Koj koj e v srednovekovna Bălgarija, Sofia 1999.
  • (fonte primária), Bahshi Iman, Ja'far Tarikh, vol. III, Orenburg 1997.