Telescópio refletor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Telescópio reflector)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Telescópio refletor na configuração Cassegrain.

Um telescópio refletor é um telescópio óptico que usa uma combinação de espelhos curvos e planos para refletir a luz e formar uma imagem.

O primeiro refletor foi feito em 1616, pelo monge italiano Niccolo Zucchi, mas sua dificuldade em fazer o espelho côncavo e a falta de meios em ver a imagem sem bloquear o espelho fizeram-no desistir da ideia. Mais de 50 anos se passaram até o cientista britânico Sir Isaac Newton implementar o primeiro refletor em 1670. Ele projetou o refletor para resolver o problema da aberração cromática, um sério defeito em todos os telescópios refratores antes da invenção da lente acromática. O tradicional telescópio de dois espelhos é conhecido como refletor newtoniano.

Considerações técnicas[editar | editar código-fonte]

Um espelho primário curvo é o elemento óptico básico do telescópio refletor e cria uma imagem no plano focal. A distância entre o espelho e o plano focal é chamada comprimento focal. Câmeras ou um sensor digital podem estar localizados aqui para registrar a imagem, ou uma ocular para observação visual.

Espelhos refletores eliminam a aberração cromática, mas produzem outros tipos tipos de aberrações. Telescópios caros terão elementos ópticos adicionais para corrigir algumas dessas aberrações.

Designs[editar | editar código-fonte]

Newtoniano[editar | editar código-fonte]

O telescópio newtoniano normalmente tem um espelho parabólico primário mas para pequenas aberturas, 12 cm ou menos, se a relação focal for f/8 ou maior um espelho esférico primário é suficiente para resolução visual alta. Um espelho secundário plano reflete a luz para o plano focal no lado do topo do tubo do telescópio. É um dos designs mais simples e baratos para um determinado tamanho do espelho primário, e é popular entre amadores e projetos feitos em casa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.