Televisão de definição aprimorada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Sigla de Enhanced Definition Television (Televisão de Definição Aprimorada) 640x480 (VGA) na proporção de 4:3 ou 854x480 (WVGA) na proporção de 16:9, é um modo de resolução de tela que surgiu para resolver as carências do sistema SDTV. Substitui a forma intreleçada de montar a imagem (i), trabalhando em modo progressivo (p)

É o sistema mais utilizado na Europa, no formato DVD (4,7 GB (single-layer) 8,5 GB (dual-layer)) e agora no ISDB-TB (padrão de transmissão de TV Digital Terrestre brasileiro), nos jogos de Voleibol e as Corridas de Formula 1, pela Rede Globo de Televisão. PS. Lembrando que só vale considerar que é EDTV quando essas transmissões são feitas em 16:9, ou 4:3 nativo (Que não passa por equipamentos que convertem a imagem em 480i)

História[editar | editar código-fonte]

A partir dos anos 60 até, mais ou menos, 10 a 15 anos atras, a única forma de resolução de televisão tem sido o SDTV porque em todo este tempo, as limitações dos aparelhos de televisão, juntamente com as polegadas das TVs de tubos de não beneficiava a mudança dos padrões de resolução.

No entanto, com o surgimento de telas grandes, com a implantação dos sistemas digitais (Parabolica, Cabo etc), mostrou que as limitações das TV's de tubo precisava mudar.

Essas limitações precedentes incentivou os fabricantes a projetar e construir sistemas que estendessem as capacidades do SDTV e o primeiro deles foi o EDTV. Este sistema é, atualmente, o mais utilizado em DVD, televisão por satélite, câmeras miniDV, jogos e agora no SBTVD.

Especificações[editar | editar código-fonte]

Como principal característica, EDTV incorpora a eliminação de varrimento entrelaçado imagem (i). Este recurso melhora a qualidade, eliminando o aliasing (serrilhamento da imagem durante a gravação e transmissão) que são caracteristicos do sistema SDTV. Essa é também a principal razão pela qual a qualidade de imagem em EDTV é claramente superior ao SDTV.

Suas principais características são:

  1. Resolução 480p
  2. Relação de aspecto de 4:3 ou 16:9 (widescreen)
  3. 24 ou 25 quadros por segundo

Quadro comparativo dos diferentes sistemas SDTV, EDTV e HDTV.

Common Video Resolutions 2.svg