Tell Me (canção de The Rolling Stones)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página está a atravessar um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a dar o seu contributo e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Addbot (D C) 15 meses atrás. (Recarregar)

"Tell Me"
Single de The Rolling Stones
do álbum The Rolling Stones
Lado B "I Just Want to Make Love to You" (Willie Dixon)
Lançamento 13 de junho de 1964 (1964-06-13)
Formato(s) 7"
Gravação Fevereiro de 1964
Gênero(s) Beat, pop[1]
Duração 04:05 (Versão do álbum)
03:47 (Versão simples)
Gravadora(s) London 45-LON 9682
Letrista(s) Jagger/Richards
Produção Andrew Loog Oldham
Cronologia de singles de The Rolling Stones
Último
Último
"Not Fade Away" (1964)
"It's All Over Now" (1964)
Próximo
Próximo

"Tell Me" é uma canção da banda britânica de rock The Rolling Stones. Lançada em seu primeiro álbum The Rolling Stones, em 13 de junho de 1964. Foi composta pela dupla Mick Jagger e Keith Richards. O single alcançou a posição #24 nos Estados Unidos e #1 na Suécia. Ele não foi lançada como single no Reino Unido.

Composição[editar | editar código-fonte]

Escrita pelo vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards, "Tell Me" é um balada pop. Richie Unterberger, do Allmusic, disse em sua resenha da canção, "É de salientar ... que os Rolling Stones, ainda em 1964, foram mais versáteis e abertos para o blues não-enraizado do que muitas vezes é reconhecido pela crítica".[1] Das duas canções anteriores, os Rolling Stones confirmam esta observação: um foi "I Wanna Be Your Man" de Lennon-McCartney (mais tarde também gravada por The Beatles); outro foi "Not Fade Away" de Buddy Holly.

Jagger disse em uma entrevista de 1995 à revista Rolling Stone: "['Tell Me'] é muito diferente de fazer covers R&B ou Marvin Gaye cobre e tudo o que há uma sensação definitiva sobre isso. É uma música bem pop, ao contrário de todas as canções de blues e de covers da Motown, que todos fizeram na época".

A letra da canção é um vislumbre de um relacionamento fracassado e tentativa do vocalista de reconquistar o amor de uma garota:

I want you back again; I want your love again;

I know you find it hard to reason with me –
But this time it's different, darling you'll see

Eu quero você de volta, eu quero seu amor de novo;

Eu sei que você achar que é difícil argumentar comigo -
Mas desta vez é diferente, querida você vai ver

Em relação às letras, Unterberger diz: "Quando [Jagger e Richards] começaram a escrever músicas, eles não foram geralmente obtidos a partir do blues, mas foram muitas vezes surpreendentemente fey, lentos, Beat números do tipo pop...'Tell Me' tinha bastante base acústica, com um ar triste, quase desanimado. linhas Após o silêncio sobre o fim do romance, o ritmo e a melodia tanto iluminar..."[1]

Gravação e lançamento[editar | editar código-fonte]

"Tell Me" foi gravado em Londres em fevereiro de 1964, versões com e sem Ian Stewart no piano foram cortadas. Jagger disse: "Keith estava tocando harmonias e a Twelve-string cantando no mesmo microfone com a Twelve-string.[2] [3] Gravamos em um estúdio minúsculo no West End de Londres chamado Regent Sound, que era um estúdio de demonstração. Acho que todo aquele álbum foi gravado lá".

Richards disse em uma entrevista de 1971 à revista Rolling Stone, "Tell Me... foi um dub. Metade dos registros foram dublo em que o primeiro álbum, que Mick e eu e Charlie e eu ia colocar um baixo em ou talvez Bill era lá e ele colocou um baixo diante. "Vamos colocá-lo para baixo, enquanto nos lembramos isso", ea próxima coisa que sabemos é, 'Oh, olhe, faixa 8 é que dub fizemos alguns meses atrás." Isso é o pouco controle que tinha".[4]

Prensagens iniciais do lançamento no Reino Unido do álbum de estréia erroneamente incluiu a versão piano-menos de "Tell Me",. Todos os releases têm caracterizado a versão com piano.[3]

Em junho de 1964 "Tell Me" foi lançada como single apenas nos Estados Unidos. Ele alcançou a posição #24 para duas semanas, e com duração de um total de 10 semanas no Billboard Hot 100. O lado B foi um cover da canção de Willie Dixon "I Just Wanna Make Love to You". Os Rolling Stones cantaram a música no show em 1964 e 1965.[2]

"Tell Me" foi re-lançado em compilações Big Hits (High Tide and Green Grass), More Hot Rocks (Big Hits & Fazed Cookies) e Singles Collection: The London Years.

A canção foi usada no filme de Martin Scorsese filme Mean Streets (1973).

Outras versões[editar | editar código-fonte]

  • Ela foi cover do primeiro álbum do The Grass Roots, Where Were You When I Needed You de 1966.
  • The Dead Boys feiz um cover desta canção em seu segundo álbum We Have Come for Your Children, de 1978.
  • Cassell Webb gravou uma versão para seu álbum Convesations at Dawn, de 1900. Também foi lançado como single.
  • The Termites fez um cover desta música e pode ser encontrado em Girls in the Garage vol 1 em cd, e Girls in the Garage vol 4 em vinil.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Richie Unterberger. Tell Me (em inglês). Allmusic. Página visitada em 30 de novembro de 2012.
  2. a b The Complete Works of the Rolling Stones 1962-2008 (em inglês). nzentgraf.de. Página visitada em 30 de novembro de 2012.
  3. a b Elliott, Martin. The Rolling Stones: Complete Recording Sessions 1962-2002 (em inglês). [S.l.]: Cherry Red Books, 2002. p. 22–23. ISBN 1-901447-04-9
  4. Ian McPherson. Track Talk: Tell Me. Página visitada em 30 de novembro de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.