Tempestade tropical Allison

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tempestade tropical Allison
Tempestade tropical  (EFSS)
Tropical Storm Allison- Peak.JPG
A tempestade tropical Allison em 5 de Junho de 2001
Formação: 4 de Junho de 2001
Dissipação: 18 de Junho de 2001
Vento mais forte (1 min): 50 nós (93 km/h, 58 mph)
Pressão mais baixa: 1000 hPa (mbar) ou 750 mmHg
Danos: 5,5 bilhões de dólares (valores em 2001)
Inflação: 6,7 bilhões de dólares (valores em 2008)
Fatalidades: 41 diretas, 17 indiretas
Áreas afetadas: Estados Unidos (Texas, Luisiana e boa parte da região leste do país)
Parte da
Temporada de furacões no Atlântico de 2001

A tempestade tropical Allison foi uma tempestade tropical que devastou o sudeste do Texas em Junho de 2001. Sendo a primeira tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico de 2001, Allison teve um grande período de existência para uma tempestade tropical junina, permanecendo como um ciclone tropical ou subtropical por 15 dias. A tempestade formou-se de uma onda tropical no norte do golfo do México em 4 de Junho de 2001 e atingiu a costa do sudeste do Texas pouco depois. A tempestade seguiu para o norte através do estado, voltou para o sul e reentrou no golfo do México.A tempestade começou a seguir para leste-nordeste e fez landfall na costa da Luisiana e então seguiu sobre o sudeste dos Estados Unidos e sobre os estados do Mid-Atlantic. Allison foi a primeira tempestade a atingir a costa do sudeste do Texas desde a tempestade tropical Frances em 1998.

A tempestade causou chuvas fortes ao longo de sua trajetória; em algumas localidades do Texas, a precipitação acumulada passou de 1.000 mm. As piores enchentes ocorreram em Houston, localidade onde a maior parte dos danos relacionados a Allison ocorreram: 30.000 pessoas ficaram desabrigadas após as enchentes inundarem mais de 70.000 residências e destruírem outras 2.744. O centro de Houston foi severamente inundado, causando severos danos a hospitais e ao comércio. Vinte e três pessoas morreram no Texas como consequência da passagem de Allison sobre a região. No estado inteiro, Allison causou 5,5 bilhões de dólares (valores em 2001) em danos, além de 41 mortes. Além do Texas, os lugares mais duramente atingidos por Allison foram Luisiana e o sul da Pensilvânia.

Após Allison, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou 75 condados ao longo da trajetória da Allison como áreas de desatre (a primeira vez que ele fez isso), o que permitiu aos cidadãos a terem acesso à ajuda. Allison é a única tempestade tropical a ter seu nome retirado sem ter nunca alcançado a intensidade de furacão.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências

  1. Stewart, Stacy R. (28/11/2001). Tropical Cyclone Report: Tropical Storm Allison (em inglês) Centro Nacional de Furacões.. Página visitada em 13/09/2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclones tropicais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.