Templo de Osun
|
||||
|---|---|---|---|---|
| Patrimônio Mundial da UNESCO | ||||
|
|
||||
| Templo de Osun em Osogbo
|
||||
| País | Nigéria | |||
| Tipo | Cultural | |||
| Critérios | (ii)(iii)(vi) | |||
| Referência | 1118 | |||
| Região** | África | |||
| Coordenadas | 7° 45′ N 4° 33′ E | |||
| Histórico de inscrição | ||||
| Inscrição | 2005 (29ª sessão) | |||
| * Nome como inscrito na lista do Património Mundial. ** Região, segundo a classificação pela UNESCO. |
||||
Ọṣun-Oṣogbo ou Bosque Sagrado de Osun-Osogbo é uma floresta sagrada às margens do rio Ọṣun que se encontra na cidade de Oṣogbo, no estado de Osun, Nigéria.
Templo de Osun como é conhecido pelos brasileiros que prestam culto a Oxum (Osun) no Candomblé, uma das religiões afro-brasileiras.
Índice |
[editar] Descrição
A floresta densa do Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, nos arredores da cidade de Osogbo, é uma das últimas áreas remanescentes de floresta primária no sul da Nigéria. É considerada a casa de Osun, uma das divindades do panteão yoruba. A floresta, o sinuoso rio Osun, santuários domésticos, esculturas e obras de arte erguidas em honra de Osun orixá da fertilidade e outras divindades. A floresta sagrada, agora vista pelos yorubas como um símbolo da identidade, é provavelmente o último bosque sagrado na cultura yoruba. Ela reflete o costume, uma vez difundido, que foi estabelecer lugares sagrados longe de habitações humanas.[1]
Anualmente na cidade de Osogbo é realizada uma festa conhecida mundialmente pelo nome "Osun-Osogbo Sacred Grove Festival" Festival de Osun onde são realizadas oferendas e presentes à Osun, no rio Osun com a participação de moradores e visitantes.
A popularidade do festival aumentou significativamente nos últimos 30 anos, sobretudo devido à dedicação da artista Susanne Wenger, que reconstruiu os santuários e trabalhou para obter o bosque protegido.
Um livro sobre o trabalho da artista austríaca Susanne Wenger (Graz, Áustria 1915-Osogbo, 2009), "The return of the Gods, The Sacred Art of Susanne Wenger" (O retorno dos Deuses, A Sagrada Arte de Susanne Wenger) por Ulli Beier, Londres, Cambridge, 1975. Esse trabalho foi feito no Bosque Sagrado de Osun-Osogbo durante os muitos anos que viveu na África envolvida com a religião yoruba.
Especialistas em religiões tradicionais africanas da Nigéria dizem que o Osun-Osogbo Sacred Grove Festival de 600 anos está ameaçado.[2]
[editar] Galeria
- Templo de Osun em Osogbo