Templo de Vespasiano e Tito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
As três colunas que restaram do Templo de Vespasiano no Fórum Romano
Pormenor do friso com instrumentos de sacrifício
Reconstrução romântica do Templo de Vespasiano (à esq.), junto ao templo de Saturno

O Templo de Vespasiano e Tito ou Templo de Vespasiano é um templo da Antiga Roma que foi mandado construir pelo imperador romano Domiciano em honra do seu pai Vespasiano, divinizado após a sua morte em 79 e do seu irmão Tito, também divinizado.

Situa-se junto ao Campidoglio frente ao Fórum Romano, entre os templos de Saturno e da Concórdia. A falta de espaço reflecte-se na expansão mais num sentido que noutro (tem 23x33 metros) e na anomalia da escadaria estar encerrada entre as seis colunas do pronaos, de ordem coríntia e com altura de 15,70 m, três das quais no canto do edifício e que ainda hoje se podem ver.

Tem uma inscrição, em parte perdida, copiada por inteiro no século VIII pelo peregrino conhecido como "anónimo de Einsiedeln" e que se refere a um restauro da época de Septímio Severo (entre 200 e 205): DIVO VESPASIANO AVUGVUSTO S.P.Q.R. · IMPP. CAESS. SEVERVS ET ANTONINVS PII FELICES AVGG. RESTITVER.