Temporada 1942-43 da NHL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A temporada 1942–43 da NHL foi a 26.ª temporada da National Hockey League (NHL). Seis times jogaram 50 partidas cada. Essa foi a primeira temporada da Era dos "Seis Originais" da NHL. O presidente de longo tempo da liga Frank Calder morreu devido a doença cardíaca. O Detroit Red Wings derrotou o Boston Bruins para vencer a Stanley Cup.

Negócios da Liga[editar | editar código-fonte]

A franquia Brooklyn Americans saiu da liga quando o Madison Square Garden acabou com o acordo de leasing com o dono do time Red Dutton. Dutton discutiu que outros times seriam enfranquecidos pela guerra, mas os outros donos de clubes afirmaram que o número de jogadores dos Americans servindo na guerra impedia a participação da equipe. Um desapontade Dutton deixou o encontro da NHL, mas ele retornaria à NHL antes do que imaginava.

Com a suspensão dos Americans, essa foi a temporada inicial da tão falada Era dos Seis Originais, com a NHL consistindo em seis times (Boston Bruins, Chicago Black Hawks, Detroit Red Wings, Montreal Canadiens, New York Rangers, e Toronto Maple Leafs. Esse arranjamento duraria até a temporada 1966/67, após a qual a liga dobrou de tamnho.

Morte de Frank Calder[editar | editar código-fonte]

O encontro da liga de 25 de janeiro de 1943 deveria ser um não-evento. As únicas notícias que puderam sair do encontro foram que os playoffs começariam em 20 de março e que toda a série teria confrontos em melhor de 7 jogos. Isso foi resolvido na sessão da manhã.

A sessão da tarde havia apenas começado e o presidente da NHL Frank Calder havia informado Red Dutton do status de sua franquia suspensa, quando o treinador de Toronto Hap Day percebeu que Calder parecia estar com dor. Dois governantes da liga vieram em seu socorro, mas ele lhes assegurou que estava tudo bem. Então a face de Calder se contraiu como se ele estivesse com dor. Ele andou alguns passos e exclamou "Meu Deus,há algo errado!" Ele foi levado ao seu quaerto do hotel e um médico diagnosticou um ataque cardíaco. Um especialista o convenceu, apesar de seus protestos, a ir ao Hospital St. Michael em Toronto, onde ele sofreu um segundo ataque. Em uma semana, Calder sentiu-se bem o suficiente para retornar a Montreal e foi para o Montreal General Hospital. Após tomar um café-da-manhã leve cercado por seus familiares e amigos, ele olhava alguns livros da liga quando escorregou nos travesseiros de sua cama e morreu de um terceiro ataque cardíaco. Ele morreu em 4 de fevereiro de 1943 com a idade de 65 anos. Red Dutton foi escolhido o novo presidente, em uma base "interina".[1]

Temporada Regular[editar | editar código-fonte]

Devido às restrições de viagens durante a guerra, a NHL cessou as prorrogações para decidirem empates durante a temporada regular. A última prorrogação da temporada regular foi em 10 de novembro de 1942, entre o Chicago Black Hawks e o New York Rangers, vencida por New York: 5–3. A prorrogação na temporada regular não seria reintroduzida até a Temporada 1983–84 da NHL.

Melhores Momentos[editar | editar código-fonte]

Detroit terminou em primeiro, em parte por causa dos seis jogos sem levar gols do goleiro Johnny Mowers, que venceu o Troféu Vezina. Durante a temporada, Jimmy Orlando em um incidente de briga de tacos com o estreante de Toronto Gaye Stewart e saiu dela rapidamente, gravemente cortado no rosto e sangrando profusamente. Ambos os jogadores foram suspensos pelo incidente.

O Montreal Canadiens continuava fazendo progresso, e o treinador Dick Irvin colocou junto a primeira "Linha de Murro" de Elmer Lach, Toe Blake e Joe Benoit. Maurice Richard mostrou ser uma promessa, mas quebrou sua perna, e o administrador dos Canadiens Tommy Gorman começou a considerá-lo frágil. Benoit se tornou o primeiro jogador dos Canadiens a atingir a marca dos 30 gols desde que Howie Morenz o fez na temporada 1929-30 (40 gols) marcando um exato 30. Gordie Drillon também somou algum poder ofensivo. Os Canadiens fizeram os playoffs por um ponto e perderam para Boston na primeira rodada dos playoffs.

Em contraste com a temporada 1941–42, os Rangers sentiram todo o impacto da Segunda Guerra Mundial e perderam Art Coulter, Alex Shibicky, os irmãos Colville, e Bill Juzda para as Forças Armadas. Apenas Ott Heller foi deixado de sua defesa. Babe Pratt foi trocado com Toronto por Hank Goldup e Dudley "Red" Garrett. Garrett provou ser uma excelente substituição por Pratt. Todavia, ele apenas jogou 21 jogos, e então deu sua vida nas Forças Armadas. O goleiro era o problema dos Rangers já que Steve Buzinski, Jimmy Franks, e o antigo veterano Bill Beveridge todos tiveram de enfrentar muita borracha para esquecer tudo, já que os Rangers foram de melhor para pior.

Classificação Final[editar | editar código-fonte]

Nota: PJ = Partidas Jogadas, V = Vitórias, D = Derrotas, E = Empates, Pts = Pontos, GP = Gols Pró, GC = Gols Contra
Times que se classificaram aos play-offs estão destacados em negrito

National Hockey League PJ V D E Pts
Detroit Red Wings 50 25 14 11 61
Boston Bruins 50 24 17 9 57
Toronto Maple Leafs 50 22 19 9 53
Montreal Canadiens 50 19 19 12 50
Chicago Black Hawks 50 17 18 15 49
New York Rangers 50 11 31 8 30

[2]

Referências

  1. Diamond(1994), p. 10
  2. Classificação: NHL Public Relations Department. In: Dave McCarthy et al. THE NATIONAL HOCKEY LEAGUE Official Guide & Record Book/2009. [S.l.]: National Hockey League, 2008. p. 148. ISBN 978-1-894801-14-0

Artilheiros[editar | editar código-fonte]

PJ = Partidas Jogadas, G = Gols, A = Assistências, Pts = Pontos, PEM = Penalizações em Minutos

Jogador Time PJ G A Pts PEM
Doug Bentley Chicago Black Hawks 50 33 40 73 18
Bill Cowley Boston Bruins 48 27 45 72 10
Max Bentley Chicago Black Hawks 47 26 44 70 2
Lynn Patrick New York Rangers 50 22 39 61 28
Lorne Carr Toronto Maple Leafs 50 27 33 60 15
Billy Taylor Toronto Maple Leafs 50 18 42 60 2
Bryan Hextall New York Rangers 50 27 32 59 28
Toe Blake Montreal Canadiens 48 23 36 59 26
Elmer Lach Montreal Canadiens 45 18 40 58 14
Buddy O'Connor Montreal Canadiens 50 15 43 58 2

Playoffs[editar | editar código-fonte]

Prêmios da NHL[editar | editar código-fonte]

Troféu Memorial Calder: Gaye Stewart, Toronto Maple Leafs
Troféu Memorial Hart: Bill Cowley, Boston Bruins
Troféu Memorial Lady Byng: Max Bentley, Chicago Black Hawks
Copa O'Brien: Boston Bruins
Troféu Príncipe de Gales: Detroit Red Wings
Troféu Vezina: Johnny Mowers, Detroit Red Wings

Times das Estrelas[editar | editar código-fonte]

Primeiro Time   Position   Segundo Time
Johnny Mowers, Detroit Red Wings G Frank Brimsek, Boston Bruins
Earl Seibert, Chicago Black Hawks D Jack Crawford, Boston Bruins
Jack Stewart, Detroit Red Wings D Flash Hollett, Boston Bruins
Bill Cowley, Boston Bruins C Syl Apps, Toronto Maple Leafs
Lorne Carr, Toronto Maple Leafs RW Bryan Hextall, New York Rangers
Doug Bentley, Chicago Black Hawks LW Lynn Patrick, New York Rangers
Jack Adams, Detroit Red Wings Coach Art Ross, Boston Bruins

Estreias[editar | editar código-fonte]

O seguinte é uma lista de jogadores importantes que jogaram seu primeiro jogo na NHL em 1942-43 (listados com seu primeiro time, asterisco(*) marca estreia nos play-offs):

Últimos Jogos[editar | editar código-fonte]

O seguinte é uma lista de jogadores importantes que jogaram seu último jogo na NHL em 1942-43 (listados com seu último time):

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • In: Diamond, Dan. Years of glory, 1942-1967: the National Hockey League's official book of the six-team era. Toronto, ON: McClelland and Steward, 1994. ISBN 0771028172
  • Hockey Database
  • NHL.com


Precedido por
1941-42
Anexo:Lista de temporadas da NHL
1942-43
Sucedido por
1943-44