Temporada de ciclones no Brasil de 2008

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Temporada de ciclones no Brasil de 2008
Primeiro sistema1 formado: Primeiro ciclone extratropical
Sistemas ativos1: Nenhum
Total de tempestades nomeadas: 2
Total de ciclones: 2
Grandes ciclones (Cat. 3+): 1
Tempestade mais forte: Segundo ciclone extratropical
Número de sistemas1 que atingiram terras emersas:
Danos totais: Sem informação
ECA Total: Sem informação
Fatalidades confirmadas: 2 mortes
1Inclui depressões tropicais e depressões subtropicais

A Temporada de ciclones no Brasil de 2008 se iniciou no dia 1 de janeiro de 2008 e terminará no dia 31 de dezembro de 2008. Tem seus auges em abril e setembro, porém a temporada dura o ano inteiro. Fenômenos como depressão tropical, tempestade tropical, ciclone tropical e furacão, são muito raro se acontecer no atlântico sul. Porém se por acaso esses fenômenos acontecerem, serão relatados nesta página.

Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água.

Como não há alguma lista específica com nomes para batizar os ciclones que se formam no atlântico sul, os ciclones serão tratados pela ordem de ocorrência.

Ciclones[editar | editar código-fonte]

Primeiro ciclone extratropical[editar | editar código-fonte]

'
 (EFSS)
[[Imagem:|150px|]]
Duração 27 de janeiro de 20082 de fevereiro de 2008
Intensidade Sem informação,

O Primeiro Ciclone Extratropical da Temporada de Ciclones no Brasil de 2008, formou-se junto a costa de São Paulo no dia 27 de janeiro de 2008. Meteorologistas acretitaram que o ciclone poderia se tornar um furacão por causa do seu centro "quente". Porém isso não aconteceu, o ciclone causou poucos estragos nas áreas afetadas.

Segundo ciclone extratropical[editar | editar código-fonte]

'
 (EFSS)
[[Imagem:|150px|]]
Duração 2 de maio de 20087 de maio de 2008
Intensidade 120 km/h em algumas rajadas,


O Segundo ciclone extratropical atingiu o sul do Brasil na noite de 02/05/08,e como foi previsto pelos meteorologistas ocorreram ventos fortes no Rio Grande do Sul,ventos de aproximidamente 120 km/h.Foram registradas fortes ondas no sul de Santa Catarina e no Rio Grande Do Sul,5 metros em algumas praias,o ciclone destruiu casas e árvores,e milhares de pessoas ficaram ilhadas por causa das chuvas fortes,2 pessoas morreram.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]