Tempura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tempura
Tempura de camarão

Tempura (em japonês てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.

História e variações[editar | editar código-fonte]

A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses[1] [2] [3] ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI.[4] A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar.[4] [5] [6] [7]

Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.