Tenchu: Fatal Shadows

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tenchu: Fatal Shadows
Desenvolvedora K2 LLC
Plataforma(s) PlayStation 2
Data(s) de lançamento 22 de julho de 2004 Japan (Japão), 06 de maio de 2005, North America (EUA)
Gênero(s) Espionagem, Suspense, Ação

Tenchu: Fatal Shadows (Tenchu Kurenai no Japão) é o quarto jogo da série de Stealth Tenchu. Embora tenha sido lançado como quarto jogo da série, sua história se passa em algum momento antes de Tenchu: Wrath of Heaven, e depois de Tenchu: Stealth Assassins. Tenchu: Fatal Shadows possui uma dificuldade mais apurada que Tenchu: Wrath of Heaven, já que a inteligência artificial do computador foi melhor desenvolvida para dificultar o jogo.

História[editar | editar código-fonte]

Durante o tempo de guerras entre o Lord Gohda e o feiticeiro Lord Mei-Oh, representado em Tenchu: Stealth Assassins, Rikimaru sacrificou-se em pró da salvação de Kiku (filha de seu Senhor Gohda) e sua parceira Ayame, sendo atingido por uma pedra. O Lord Mei-Oh foi vencido,mas, com a provavél morte de Rikimaru, Ayame ficou sendo a única "sombra" ("sombra" é o título dado a dupla Rikimaru e Ayame como principais defensores de Gohda) protetora das províncias de Gohda.

Durante essa tarefa, um dia, Ayame avistou a vila de "Hagakure" totalmente devastada. Ela procurou por sobreviventes, mas sem nenhum resultado, percebendo o nível de batalha que ali havia ocorrido. Quando estava para sair, Ayame foi atacada por uma jovem Ninja. Seu nome era Rin, e ela era habitante do clã de Hagakure, e, ao ver a grande destruição de seu lar, dedusiu que Ayame, como forasteira, poderia ser a responsável. Depois de uma breve luta, Ayame oferece ajuda a Rin, para encontrar os responsáveis pela destruição.

Logo descobrem que a invasão havia sido comandada por uma organizção chamda Kuroya, fundada e liderada pelo patife Jyuzou, ex-noivo da própria Rin. Jyuzou era o próximo na linhagem a assumir o controle da vila Hagakure, porém, se recusou a seguir os principios estabelecidos pelos seus antecessores.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Na Prática

Neste jogo, o objetivo do jogador é aniquilar quantos inimigos puder sem que sua presença seja notada. Para ajudá-lo, é mostrado uma espécie de “medidor de proximidade” dos inimigos, que é representado por símbolos de acordo com a percepção deles:

“?” - Quando o inimigo não desconfia da presença do jogador, o medidor é mostrado com uma interrogação, grande ou pequena, dependendo da distancia que o jogador esteja dos mesmos. Quando assim for, o jogador pode matar o inimigo com golpe único, pressionando o botão de ataque quando estiver bem próximo (leia-se “quadrado”).

“!?” - Se um inimigo desconfia da presença do jogador, ou fica agitado com qualquer coisa suspeita, como algum barulho, ou o corpo de outro guarda. O jogador pode se esconder e aguardar um pouco até que o guarda se acalme.

“!” ou “!!” - Se for avistado, o medidor de distância mostrará uma grande exclamação. Se aparecer apenas uma, é possível que o jogador esconda-se antes que o guarda tenha a certeza que o viu. A segunda exclamação é a confirmação de que o jogador foi avistado. Neste caso, jogador pode optar por lutar, ou se esconder do inimigo, até que o mesmo se acalme. Mas há perca de pontos.

Em caso de combate, é sensato que o jogador mantenha pressionado o botão “L2”, para manter o ninja sempre em “posição de combate”. O jogador pode utilizar o botão “quadrado” para ataques e seqüência de ataques. Estes costumam mudar de acordo com o lado que você pressione em “R3” – mais conhecido como “machinha esquerda” - e também girando a machinha em 360°. Golpes mais fortes podem ser desferidos pressionando a machinha duas vezes para frente ou segurando-a para trás. O botão de defesa é “bola”, e o mesmo serve para dar os “agarrões” se pressionado enquanto o jogador segura a machinha esquerda para qualquer lado.

Em Tenchu: Fatal Shadows, é muito fácil que o jogador caia entre muros e prédios, paralisando e tornando o jogador vulnerável por um curto período. Caso aconteça, é possível que o jogador amorteça o impacto da queda segurando o botão “R1” enquanto cai. O ninja cairá e permanecerá agachado enquanto o “R1” permanecer segurado, e isso diminuirá o barulho da queda. Além disso, se o jogador pressionar o botão “X” enquanto segura o “R1”, o ninja dará uma cambalhota pra qualquer lado que o jogador pressionar na machinha. O botão “X” também é usado para saltar de um local para o outro, entre casas e/ou muros, podendo-se apertar-lo duas vezes para “prolongar” o salto. O salto mostra-se muito eficiente também nos “ataques-surpresas” contra os inimigos.

Itens

Antes de cada missão, e desde a primeira, o jogador é levado a uma sala de estoque de itens que o auxiliará nas missões, começando com itens mais simples (como life, shurikens, espinhos de ferro, e bomba de gás). O jogador tem o limitado espaço de 9 vagas, e tem que dividir esse número para pegar diferentes itens. Há uma quantidade limitada de cinco vagas para um mesmo item. Por exemplo: o jogador pode optar por levar até cinco bombas de gás, ou, pode distribuir as vagas entre vários itens, (dois lifes, três bombas de gás, três espinhos de ferro, e uma shuriken). O único item de uso inacabável é o gancho que o ninja usa para auxiliar sua escalada aos prédios e muros altos.

No decorrer dos estágios, dependendo de sua atenção, o protagonista pode encontrar um ou mais “itens especiais” para auxiliá-lo nas missões – como shurikens explosivas, zarabatanas, bombas de fogo, – bem como alguns itens com poderes faraônicos – pergaminhos com poderes de invisibilidade e disfarces, katanas venenosas etc...

Os itens podem também ser roubados do inimigo quando mortos nas missões, assim como as próprias lanças e flechas de tais. O teclado direcional serve para escolher os itens que o ninja vai usar, antes e durante as missões, sendo que na segunda ocasião, as defesas “L2” e “R2” também podem ajudar. “Triângulo”, na prática, utiliza o item selecionado pelo jogador durante a missão.

Mas grande parte dos itens podem ser ganhos, de acordo com o desempenho do jogador nas missões. Esse desempenho é avaliado de acordo com os pontos acumulados nas mesmas, e classificados após cada uma delas. “Grand Master” ou “Assassin” são as notas maiores, e “Thug” o oposto. Cada vez que a presença do jogador é notada pelo inimigo é retirado pontos. E se o jogador opta por matar “inocentes” (como mulheres indefesas, e/ou idosos) também é retirado pontos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Rin: Rin e uma Kunoichi Da Marca Grande Assasina e Sua Terra natal e Hakagure . Apois Rin Encontrar Ayame e o Hakagure Mais com seu villarego destruido Rin deduza que Ayame o destruiu e Apos uma batalha. Ayame tenta se unir-se a Rin mais Rin Ainda pensa no assunto.No Nivel 6-8-9 Ayame e Rin Descobrema a verdade elas descobrem que um grupo chamado Kuroya destruirão Hakagure mais futaba e a primeira dizer a verdade no nivel 6 , The Blind Masseuse . Quando futaba falando com Rin Lança um Flecha bem no ombro de Rin Fazendo com que Rin Lute com Futaba Mais Rin Perde e Ayame a joga no rio a levando ao outro lado de Kuroya Manor. e o The Flames of Loves Rin Mata Futaba e Hitora seu Irmão Mais velho. E parte para a batalha com Jyuzou

Ayame: Com a tarefa de vasculhar as terras de Gohda e seus arredores, Ayame se depara com vila Hagakure destruída. Depois de se encontrar com Rin, e de uma breve batalha entre as duas (no inicio, Rin acreditava que Ayame havia sido a responsável pelo ataque a sua vila) resolve se juntar a Rin, para ajuda-la na busca dos verdadeiros responsáveis pela destruição de Hagakure.


Tesshu: Neste jogo, Tesshu não apare como personagem selecionável. Ele faz apenas uma breve aparição em uma cena após a batalha entre Rin e Futaba.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

Jyuzou: É o principal antagonista. Jyuzou é o fundador, e líder supremo de Kuroya;e o reponsável direto pela destruição da vila Hagakure. Jyuzou seria o próximo na linhagem a liderar a vila, mas se recusou a viver pelas regras estabelecidas pelos seus antecessores. Antes de trair Hagakure, Jyuzou havia sido noivo de Rin, e agora é o principal alvo dela. A arma principal de Jyuzou, é uma lâmina escondida em um guarda-sol. Este último, quando aberto, impede que Jyuzou seja aingido por quase todo tipo de acessório de ataque, como bombas de gás, de luz, de fogo, shurikens, zarabatanas etc...Aparentemente, o únicio acessório que funciona contra Jyuzou são os espinhos de ferro jogados no chão.

Shou: Um assassino afeminado que vive disfarçado de músico. Shou possui uma relação muito próxima com Jyuzou, e é tratado como favorito em sua organização. Shou se juntou ao grupo na mesma época que Shinogi. Ele luta com uma shamisen (uma guitarra japonesa de três cordas) que esconde uma poderosa arma dentro.

Ranzou: Um assassino de Kuroya que se deleita em torturar as pessoas. Frio, Ranzou parece sentir prazer em torturar até as mulheres, (no momento em que Ayame o encontra, ele está torturando Ogin, mais conhecida por "Senhora Navalha"). As armas de Ranzou são duas espadas katanas ligadas nas pontas como se fossem uma só.

Futaba: Outra ex-membro do clã de Rin que traiu a sua terra natal. É irmã de Hitoha. Futaba considerava Rin com uma espécie de rival, e sempre demonstrou bastante ódio pela kunoichi. Acaba por ser derrotada por Rin.

Hitoha: Também traidora de Hagakure. Assim como sua irmã, Futaba, Hitoha decidiu seguir Jyuzou e destruir o resto da aldeia.

Shinogi: Um samurai que luta com três espadas (duas nas mãos e uma na boca, lembrando a arte desenvolvida pelo samurai Miyamoto Musashi, que viveu no japão feudal ). Shinogi têm o objetivo de matar mil pessoas antes de morrer, e viu em Kuroya uma maneira de ajuda-lo a cumprir esse objetivo.

Missões[editar | editar código-fonte]

1) Filha do Hagakure

2-1) Saídas

2-2)Determinação

3-1) Encontros secretos

3-2) A gueixa ea Lâmina Contratado

4) Eu sou Rin do Beniya

5) Reuniões Fadadas

6-1) O Massagista Cego

6-2) o que se esconde na sombra

7-1) Promessa de uma irmã

7-2) Para Quem os Sinos Dobram

8) Tarefa Sem Recompensa

9) Terras Estrangeiras

10-1) Chamas da Paixão

10-2) Chamas da Tristeza

11) A Dança das Espadas

12-1) Tenchu : Sombras Fatais

12-2) Tenchu ​​: Sombras Fatais


Ligações externas[editar | editar código-fonte]