Tendão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tendão

O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos.[1]

Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.[1]

Os tendões dos músculos podem ser longos, a origem dos mesmos, assim como a inserção podem estar separadas por muitas articulações.

O conjunto do esforço de diversos grupos de músculos, produz movimentos de flexão, extensão, rotação, abdução, adução e circundação.

Os tendões são um tecido conjuntivo, com fibras colágenas que se entrelaçam, permitindo a distribuição das forças de todas as partes do músculo. Os tendões estão unidos aos ossos por ligamentos anulares (retináculos).

Quando há muita mudança, ou movimento na direção do empuxe de uma articulação, o tendão é circundado pela bainha sinovial, porém se o movimento for limitado, mas existir pressão sobre o osso, ocorre uma bolsa sinovial entre o tendão e o osso. Portanto, a bainha sinovial do tendão é como se a bolsa formasse um tubo ao redor do tendão, enrolada sobre o mesmo.

Determinados tendões ainda possuem alguns pequenos ossos associados, como por exemplo os ossos sesamoides, que servem como uma espécie de "roldana" para que o tendão deslize.

Estas estruturas possuem capacidade de regeneração, o que nos auxilia muito no tratamento das afecções do mesmo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b tendão in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-01-10 13:25:27]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/tendão
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.