Tentáculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tentáculo
Parte do corpo
Abralia veranyi tentacles.jpg
Tentáculos de um polvo
Flexível Sim
Possui ossos Não
Prejudicial a saúde Em alguns casos, como da água-viva, o tentáculo é prejudicial à saúde humana, pela presença de cnidoblastos.
Comestível De alguns animais, como a lula e polvo, sim. De outros, como a anêmona e a água-viva, não.
Exemplos de animais que possuem tentáculos Água-viva, polvo, anêmona, lula.

Em biologia, chama-se tentáculo a um apêndice não segmentado, geralmente flexível, do corpo de um animal, usado como órgão tátil, para a locomoção, ou para a alimentação.

Função[editar | editar código-fonte]

Em animais como o polvo, os tentáculos servem para a locomoção, para defesa e para a captura de presas para a sua alimentação. Estudos em Israel indicam que o modo como o polvo usa o tentáculo para recolher o alimento segue uma estratégia semelhante à de uma pessoa usar o seu braço para movimentar o alimento. [1]

Nas águas-vivas, o tentáculo também serve como defesa, pois eles possuem cnidoblastos, células que injetam uma toxina que pode imobilizar outros seres vivos; e desse modo, podem também ser usados para a alimentação.

Moluscos[editar | editar código-fonte]

As lulas possuem um par de tentáculos com função reprodutiva, assim como as sépias ou chocos. Os outros 4 pares habitualmente chamados de tentáculos, também presentes nos polvos e outros cefalópodes, são braços, não tentáculos[carece de fontes?].

No caso dos moluscos acima, os tentáculos são providos de ventosas que se aderem ao corpo das presas por sucção.

Outros animais[editar | editar código-fonte]

As medusas possuem vários tentáculos

Nas medusas, os tentáculos são geralmente providos de cnidoblastos, células urticantes que são liberadas sobre o corpo das presas, paralisando-as. As anêmonas da classe Anthozoa possuem células semelhantes. Os Ctenophora (pentes-do-mar) possuem coloblastos, não urticantes, mas que mantêm as presas firmemente aderidas aos seus tentáculos, com os quais as conduzem à boca.

Animais marinhos e aquáticos de pequeno porte, como os Entoprocta, Ectoprocta e os Rotifera, também apresentam pequenos tentáculos que se agitam para criar uma corrente de água em direção à boca.

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete tentáculo.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Tentáculo

Costuma-se referir aos diminutos e ramificados braços das Holotúrias como tentáculos, porém são estruturas homólogas aos braços das estrelas-do-mar.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.