Teocentrismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Teocêntrica)

Teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Divindade"; e κέντρον, kentron, "centro") é a filosofia ou doutrina que considera Divino o fundamento de toda a ordem no mundo.[1] Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídas a Divindade. Os princípios do teocentrismo, como a humildade, o respeito, a moderação, a abnegação e a atenção, pode levar a uma forma de Ambientalismo.[2] A Idade Média talvez possa ser denominada teocêntrica porque muitas de suas ideias giravam em torno de Deus, de acordo com a revelação judaico-cristã.

Teologia[editar | editar código-fonte]

O Pai, o Filho e o Espírito Santo na pintura O batismo de Cristo, de Francesco Albani (1578–1660)

Em teologia cristã, o teocentrismo às vezes foi usado para descrever teologias que se concentram no Deus Pai, em oposição àquelas que se concentram em Cristo (cristocêntrico) e no Espírito Santo. O teocentrismo foi um elemento-chave da cristologia de Santo Agostinho.[3]

Este ponto de vista encontra resistência entre alguns teólogos que alegam que ele representa um desafio para a trindade. Um desses teólogos é Carl Baaten que disse: "Se podemos falar de Deus, que é realmente Deus à parte de Cristo, na verdade não há razão para a doutrina da Trindade. Algum tipo de unitarianismo vai fazer o trabalho."[4] Paul F. Knitter, em sua defesa, como cristão teocêntrico, disse que isso depende de como a unidade entre Deus e Jesus Cristo é vista dentro da trindade. Ele diz que, "não podemos tão bem ou exclusivamente afirmar que o logos/Cristo é Jesus. A ação de 'encarnar' do Logos é atualizada mas não restrita a Jesus. Deus se manifestou e é Jesus de Nazaré e este é o único e verdadeiro Deus".[5]

No entanto, o termo pode ser confuso porque teocentrismo também pode se referir a uma teologia que não se centra em qualquer pessoa da Trindade, mas sim enfatiza a Divindade como um todo. Teologias que se concentram no Pai são muitas vezes referidos como "paternocentricas".[6] foi cristologia de Santo Agostinho.

Referências

  1. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2004). Música E Meio Ambiente. [S.l.]: Irmãos Vitale. p. 98. ISBN 978-85-7407-177-0 
  2. Hoffman, Andrew J.; Sandelands, Lloyd E. (2005). «GETTING RIGHT WITH NATURE Anthropocentrism, Ecocentrism, and Theocentrism» (PDF). Organization & Environment. 18: 1. doi:10.1177/1086026605276197. Consultado em 17 de nov de 2012  (em inglês)
  3. Orthodox readings of Augustine por George E. Demacopoulos, Aristotle Papanikolaou 2008 ISBN 0-88141-327-5 p.271 (em inglês)
  4. Knitter, Paul F. (1987). «Theocentric Christology: Defended and Transcended». Journal of Ecumenical Studies. 24 (1): 42–43  (em inglês)
  5. Knitter, Paul F. (1987). «Theocentric Christology: Defended and Transcended». Journal of Ecumenical Studies. 24 (1). 52 páginas  (em inglês)
  6. «Christocentrism: An Asymmetrical Trinitarianism?»  (em inglês)