Teodósio I de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Papa Teodósio I de Alexandria (m. 5 de junho de 567) foi o último Patriarca de Alexandria reconhecido tanto pela Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria quanto pela Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria.

Cisma[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Timóteo III (IV), Teodósio foi consagrado Patriarca de Alexandria e reconhecido tanto na cidade quanto na capital imperial, Constantinopla. Porém, logo no início de seu reinado, uma controvérsia com um certo Acácio levou à sua expulsão. Tudo isso com o apoio velado do imperador Justiniano I, que tinha sido excomungado por Timóteo por sua crença calcedoniana[1] .

Depois de dois anos exilado, um pedido para a volta de Teodósio chegou aos ouvidos do imperador (e da imperatriz Teodora). Ela enviou uma carta à Igreja de Alexandria questionando a legitimidade do pedido de Teodósio, à qual se seguiu um concílio que acabou por decidir que Acácio era uma fraude e que Teodósio fora eleito legitimamente. Porém, o imperador, contra a fé miafisita (não calcedoniana) do Patriarca, tentou fazê-lo concordar com o credo calcedoniano sob pena de ser novamente deposto. O Patriarca manteve a sua crença e fugiu de Alexandria para o Alto Egito, onde já estava exilado o também miafisita Severo de Antioquia[1] .

Posteriormente, o imperador chamou o Patriarca à Constantinopla para tentar convencê-lo. Ao ver que seria impossível, ele o exilou de vez e elegeu Gainas[2] como novo Patriarca de Alexandria. Outras fontes falam que foi Paulo I quem ficou apenas um ano, o que é improvável[1] .

Teodósio passou os últimos 28 anos de sua vida exilado no Alto Egito e, após a sua morte, a Igreja Copta elegeu Pedro IV como seu sucessor[1] .

Como os coptas continuaram a reconhecer Timóteo, a linhagem dos "gregos" (chamados melquitas e cujo líder é o Patriarca de Alexandria) e "coptas" (cujo líder é o Papa de Alexandria) se separou, algo que continua até os dias de hoje.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Teodósio I de Alexandria
(535 - 536 (gregos)
535 - 567 (coptas))
Precedido por: Gold Christian cross.svg
Lista dos patriarcas / papas de Alexandria
Sucedido por:
Timóteo III (IV) 32.º Paulo I ou Gainas (grego)
Pedro IV (copta)


Referências

  1. a b c d The Departure of St. Theodosius, 33rd Pope of Alexandria. (em inglês) Coptic Church. Página visitada em 01/03/2011.
  2. Theodosius I (536) (em inglês) Site oficial do Patriarcado Ortodoxo Grego de Alexandria e toda a África.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa religiosa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.