Teodorico de Verona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estátua de Teodorico de Verona lutando contra o anão Laurin (Bolzano, Itália).

Teodorico de Verona, em alemão Dietrich von Bern, é um dos personagens lendários mais importantes entre os povos germânicos da Idade Média. O personagem é associado e inspirado na figura histórica de Teodorico, o Grande (454-526), rei dos ostrogodos.

O mais antigo testemunho relacionado a Teodorico como figura heróica lendária é a Canção de Hildebrando (Hildebrandslied), um poema datado do século IX em que o personagem do título é Hildebrando, o mais importante dos guerreiros de Teodorico. Este poema está relacionado, seguramente, a tradições transmitidas oralmente ainda mais antigas.

Ao longo da Idade Média foram producidas várias obras com Teodorico como personagem principal ou secundário. Atualmente estão preservados vários poemas épicos e relatos em prosa sobre Teodorico, escritos em alto alemão médio, que contam vários episódios da vida do herói. Uma das mais importantes obras sobre Teodorico é a Saga de Thidrek (Þiðrekssaga ou Thidrekssaga), escrita em língua nórdica antiga no século XIII e centrada na figura do herói Thidrek (equivalente a Dietrich e Teodorico). É a única obra medieval que abarca toda a vida de Teodorico e não apenas alguns episódios heróicos.

Na Canção dos Nibelungos, poema épico alemão do século XIII, Teodorico aparece na segunda parte do poema, tentando mediar o conflito entre os burgúndios e os hunos na corte de Átila. Teodorico é quem consegue aprisionar o rei burgúndio Gunter e o cavaleiro Hagen. Hildebrando, que aqui também é personagem, mata Cremilda no final. A tragédia termina com Teodorico e Átila lamentando-se pela morte de tantos heróis.

Ver também[editar | editar código-fonte]