Teorema de Maxwell-Betti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O teorema e Maxwell-Betti, também conhecido como teorema de Betti ou teorema da reciprocidade de Betti, demonstra que, em uma estrutura que exibe comportamento elástico linear, se se considerar dois sistemas de forças, f_{Fi} e f_{Gi}, que provocam dois campos de deslocamentos, d_{Fi} e d_{Gi}, então o produto das forças do sistema F com o deslocamento no ponto de aplicação da força obtido no sistema G é igual ao produto das forças do sistema G com o deslocamento no ponto de aplicação da força obtido no sistema F. Ou seja:


\sum_if_{Fi}d_{Gi} = \sum_if_{Gi}d_{Fi}

Demonstração[editar | editar código-fonte]

Considere-se um corpo sólido sujeito a um par de sistemas de forças exteriores, referidos como F^P_i e F^Q_i. Considere-se que cada sistema de forças provoca um campo de deslocamentos, com os deslocamentos observados no ponto da aplicação das forças exteriores referidos por d^P_i and d^Q_i.

Quando o sistema de forças exteriores F^P_i é aplicado isoladamente ao corpo sólido, o balanço entre o trabalho das forças exteriores e a energia de deformação do corpo é:


\frac{1}{2}\sum^n_{i=1}F^P_id^P_i = \frac{1}{2}\int_\Omega \sigma^P_{ij}\epsilon^P_{ij}\,d\Omega

O balanço entre trabalho das forças exteriores e a energia de deformação associado à aplicação do sistema de forças F^Q_i isoladamente é:


\frac{1}{2}\sum^n_{i=1}F^P_id^P_i = \frac{1}{2}\int_\Omega \sigma^P_{ij}\epsilon^P_{ij}\,d\Omega

Agora, considerando que o sistema de forças F^Q_i é aplicado ao corpo quando o sistema de forças F^P_i já se encontra aplicado. Como o sistema de forças F^P_i já se encontra aplicado e por isso não gerará mais deslocamentos então o balanço entre o trabalho das forças exteriores e a energia de deformação é descrito através da seguinte expressão:


\frac{1}{2}\sum^n_{i=1}F^Q_id^Q_i + \sum^n_{i=1}F^P_id^Q_i = \frac{1}{2}\int_\Omega \sigma^Q_{ij}\epsilon^Q_{ij}\,d\Omega + \int_\Omega \sigma^P_{ij}\epsilon^Q_{ij}\,d\Omega

E vice-versa:


\frac{1}{2}\sum^n_{i=1}F^P_id^P_i + \sum^n_{i=1}F^Q_id^P_i = \frac{1}{2}\int_\Omega \sigma^P_{ij}\epsilon^P_{ij}\,d\Omega + \int_\Omega \sigma^Q_{ij}\epsilon^P_{ij}\,d\Omega

Se a equação do balanço de energia dos casos em que os sistemas de força são aplicados isoladamente for subtraída da respectiva equação do balanço de energia dos casos em que ambos os sistemas de força são aplicados, então obtemos as seguintes expressões:


\sum^n_{i=1}F^P_id^Q_i = \int_\Omega \sigma^P_{ij}\epsilon^Q_{ij}\,d\Omega


\sum^n_{i=1}F^Q_id^P_i = \int_\Omega \sigma^Q_{ij}\epsilon^P_{ij}\,d\Omega

Se o corpo sólido em que os sistemas de forças exteriores são aplicados for composto por um material elástico linear e se os sistemas de forças exteriores apenas provocarem deformações pequenas no corpo então a equação constitutiva do material, que seguirá a lei de Hooke, pode ser expressa da seguinte forma:


\sigma_{ij}=D_{ijkl}\epsilon_{kl}

Substituindo este resultado no conjunto anterior de equações leva-nos ao seguinte resultado:


\sum^n_{i=1}F^P_id^Q_i = \int_\Omega D_{ijkl}\epsilon^P_{ij}\epsilon^Q_{kl}\,d\Omega


\sum^n_{i=1}F^Q_id^P_i = \int_\Omega D_{ijkl}\epsilon^Q_{ij}\epsilon^P_{kl}\,d\Omega

Se ambas as equações forem subtraídas então chegamos finalmente à expressão do teorema de Maxwell-Betti.


\sum^n_{i=1}F^P_id^Q_i = \sum^n_{i=1}F^Q_id^P_i

Referências

  • A Ghali, A.M. Neville. Structural analysis: a unified classical and matrix approach. Londres, New York: E & FN SPON, 1972. p. 215. ISBN 0-419-21200-0.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.