Impulso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Teorema do Impulso)

Impulso é a grandeza física que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto. É causado pela ação de uma força atuando durante um intervalo de tempo .[1]

A unidade no Sistema Internacional de Unidades para o impulso é o newton segundo (N·s ou newton vezes segundo), com suas correspondentes nas unidades inglesas de engenharia sendo a libra-força segundo (lbf·s) e o slug pés por segundo (slug·ft/s).

A velocidade de um corpo é transferida a outro idêntico

A unidade do Impulso também pode ser escrita como o produto da unidade de massa, o quilograma, pela unidade de velocidade, o metro por segundo, demonstrando-se facilmente que "quilograma metro por segundo" (kg.m/s) é equivalente a "newton segundo" (N.s). Via de regra, ao falar-se de impulso, dá-se preferência pelo "N.s"; ao falar-se de variação da quantidade de movimento, dá-se preferência ao "kg.m/s". Contudo não há problema algum em se intercambiar as duas.

Equações[editar | editar código-fonte]

O impulso() é igual à variação da quantidade de movimento () de um corpo.

Em situações onde a força mostra-se constante ao longo do intervalo de atuação, o impulso pode também ser calculado a partir do produto entre a força () aplicada ao corpo e o intervalo de tempo () durante o qual a força atua.

Em situações mais complicadas - onde a força resultante atuando no corpo é variável - a equação anterior contudo não se aplica. Deve-se determinar o impulso nestes casos pela integração de no tempo:

Variação da quantidade de movimento[editar | editar código-fonte]

Na maioria dos casos a massa do corpo permanece constante, e nestes casos a variação da quantidade de movimento pode ser calculada como o produto da massa () pela variação de velocidade ().

Porém a fórmula mais geral, aplicável a qualquer situação, deve incluir os casos em que há variação não apenas na velocidade como na massa. Neste caso o impulso é dado pela quantidade de movimento final () subtraída da quantidade de movimento inicial ().

Ou ainda

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Máximo, Antônio; Alvarenga, Beatriz - Física, volume único - Editora Scipione, ISBN 85-286-3018-2


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.