Teorema do número poligonal de Fermat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O teorema do número poligonal de Fermat diz que todo número natural é soma de, no máximo, n números poligonais. Todo número natural pode ser escrito como a soma de três ou menos números triangulares, ou quatro ou menos números quadrados, ou cinco ou menos números pentagonais, e assim sucesivamente. 17, por exemplo, pode ser escrito como:

17 = 10 + 6 + 1 (números triangulares)
17 = 16 + 1 (números quadrados)
17 = 12 + 5 (números pentagonais).

Um caso especial bem conhecido do teorema é o teorema dos quatro quadrados de Lagrange, que prova que todo número natural pode ser expresso como a soma de quatro quadrados, por exemplo, 7 = 4 + 1 + 1 + 1.

Joseph Louis Lagrange demostru o caso quadrado em 1770 e Carl Friedrich Gauss demonstrou o caso triangular em 1796 e escreveu no seu caderno "ΕΥΡΗΚΑ! N = Δ + Δ + Δ", porém o teorema só foi provado de forma geral por Cauchy em 1813. Uma demostração de Nathanson (1987) está baseada no seguinte lema dado por Cauchy:

Para números naturais ímpares a e b tais que b^2<4a e 3a<b^2+2b+4 se pode encontrar números inteiros não negativos s,t,u e v tais que a=s^2+t^2+u^2+v^2 e b=s+t+u+v.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]