Teoria ergódica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A teoria ergódica é uma área da matemática que estuda sistemas dinâmicos munidos de medidas invariantes.

Uma transformação que preserva a medida em um espaço de probabilidade, se diz que é ergódico se um conjunto mensurável que é invariante sob , tem medida 0 ou 1. Um antigo termo para esta propriedade era metricamente transitivo.

Definição de ergódico

Considere a média no tempo de uma função f de "bom comportamento" ou regularidade. Esta se define como a média (se existe) sobre iterações de iniciando em algum ponto inicial :

Considere-se também a média no espaço de f, que se define como:

onde μ é uma medida no espaço de probabilidade.

Em geral, a média no tempo e a média no espaço não são necessariamente iguais.

Mas se a transformação é ergódica, e a medida é invariante, então a média no tempo é igual à média no espaço, exceto talvez para um conjunto de medida 0. Este é o famoso Teorema ergódico em forma abstrata, elaborado por George David Birkhoff.

O teorema da equidistribuição de Weyl é um caso especial do Teorema ergódico, que se baseia na distribuição de probabilidade no intervalo unitario [0,1].

Transformação ergódica

Dado sendo uma transformação preservante de medida em um espaço de medida . Um elemento A de é T-invariante se A difere de por um conjunto de medida zero, i.e. se

onde denota diferença de simetria da teoria dos conjuntos de A e B.

A transformação T é dita ser ergódica se para cada T-invariante elemento A de , qualquer A ou X\A tem medida zero.

Transformações ergódicas capturam um fenômeno muito comum em física estatística. Por exemplo, se idealiza-se do espaço de medida como um modelo para as partículas de algum gás contido em um recipiente limitado, com X sendo um finito conjunto de posições que as partículas preenchem a qualquer momento e a cálculo de medida em X, e se T(x) é a posição da partícula x após uma unidade de tempo, então a afirmação que T é ergódico significa que qualquer parte do gás o qual não está vazio nem o recipiente inteiro é misturado com seu complemento durante uma unidade de tempo. Isto é claro um razoável suposição de um ponto de vista físico.

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.