Teradata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teradata Corporation
Teradata
Empresa de capital aberto
Cotação NYSE: TDC
Atividade Armazém de dados
Fundação 1979 (1979)
Sede San Diego, California
Presidente Steve McMillan
Pessoas-chave
  • Stephen Brobst, Chief technology officer
  • Mark Culhane, Chief Financial Officer
  • Hillary Ashton, Chief Product Officer
Empregados 7,543 (2020)[1]
Produtos Hardware e Software Integrados de Armazém de Dados, Arquitetura de Dados Unificados, Big Data Analytics, Serviços Profissionais, Serviços ao Cliente
Lucro Aumento $129 milhões (2019)
Faturamento Baixa US$1.8 bilhões (2020)
Website oficial www.teradata.com

Teradata Corporation (NYSE: TDC) é uma empresa especializada em bases de dados e grandes softwares de análise de dados e consultoria estratégica de TI. A empresa foi fundada em 1979 em Brentwood, Califórnia, com base numa colaboração entre investigadores do Caltech e do Citibank Advanced Technology Group[2]. A sua sede está em San Diego, Califórnia. Teradata desenvolve software empresarial para bases de dados e análise de dados, oferecendo-o por subscrição.[3] Nestes segmentos de mercado, a empresa está representada com os produtos e serviços de análise de negócios, plataformas na nuvem e consultoria. Opera na América do Norte e Latina, Europa, Médio Oriente, África e Ásia[6].[4].

História[editar | editar código-fonte]

Fundação e fase de crescimento[editar | editar código-fonte]

A empresa nasceu de uma colaboração entre o Instituto de Tecnologia da Califórnia e o Citibank Advanced Technology Group e foi fundada em Brentwood, Califórnia, em 1979. Teradata introduziu o seu computador DBC/1012, especializado em cálculos de bases de dados, em 1984.[5][6] Em 1990, Teradata adquiriu a Sharebase (originalmente Britton Lee), um fornecedor de bases de dados relacionais[7] Teradata foi adquirida pela NCR Corporation em Dezembro 1991.[8] Teradata construiu o primeiro sistema com mais de 1 terabyte para o Walmart em 1992.[9]

Em 2000, o Value Analyzer, a primeira aplicação de classe empresarial da Teradata para medição detalhada da rentabilidade dos clientes, é introduzida no Royal Bank of Canada e o Canadian Stirling Douglas Group é adquirido. Isto significou uma expansão das aplicações analíticas para a gestão da cadeia de procura (demand chain). Em 2002, o Teradata Warehouse 7.0 marca a primeira vez no armazenamento de dados que a tomada de decisões é alargada para além da gestão a toda a empresa. Já no ano seguinte, mais de 120 clientes migram para Teradata após o início do programa de migração de Oracle para Teradata. Ao mesmo tempo, é fundada a Rede Universitária Teradata para promover a sensibilização para o armazenamento de dados na comunidade académica. Cerca de 170 universidades de 27 países estão inicialmente representadas na rede. Em 2007, mais de 850 universidades de quase 70 países aderiram à rede[10][11].

OPI e desenvolvimento actual[editar | editar código-fonte]

A Teradata adquiriu várias empresas desde a sua cotação em 2007. Em Março de 2008, Teradata adquiriu, entre outras, a empresa de serviços profissionais Claraview, que tinha sido anteriormente a fornecedora de software Clarabridge[12]. Outras empresas incluíam o fornecedor de sistemas colunar DBM Kickfire,[13][14] seguido pela empresa de software de marketing Aprimo[15] e em 2011 Aster Data Systems.[16] A parceria existente com empresa SAP foi expandida em 2009 através da migração de SAP NetWeaver Business Warehouse para a base de dados Teradata.

Para além do fornecedor de produtos de gestão de informação Revelytix, o fornecedor de serviços Hadoop Think Big Analytics e outras empresas de TI americanas, Teradata adquiriu a empresa de serviços britânica Big Data Partnership em 2016[17]. Seguiu-se em 2017 a aquisição do StackIQ, o fabricante do software Stacki[18].

Com Teradata Vantage, desde 2018 Teradata uma moderna plataforma de software na nuvem. Inicialmente, Teradata estava disponível em Amazon Web Services.[19] A partir de 2019, está também disponível em Microsoft Azure[20]; a partir de 2020, a parceria com Google Cloud complementa a oferta em nuvens públicas.[21][22].

Estrutura da empresa[editar | editar código-fonte]

Forma legal[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1979, a empresa tornou-se uma empresa independente, cotada na bolsa a 1 de Outubro de 2007. As transacções de acções ordinárias da Teradata Corporation na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o símbolo TDC.[23]

Gestão[editar | editar código-fonte]

A direcção é constituída por Steve McMillan (Presidente e Director Executivo)[24], Hillary Ashton (Director de Produtos)[25], Claire Bramley (Director Financeira)[26], Stephen Brobst (Director de Tecnologia)[27], Nicolas Chapman (Director de Estratégia)[28], Todd Cione (Director de Finanças)[29], Kathleen Cullen-Cote (Director de Recursos Humanos)[30], Martyn Etherington (Director de Marketing)[31], Dan Harrington (Director de Serviços)[32] e Molly Treese (Directora Jurídica)[33].

Empregados e locais[editar | editar código-fonte]

A 31 de Dezembro de 2019, Teradata tinha mais de 8.500 empregados em todo o mundo. Além da sua sede corporativa em San Diego, Califórnia, Teradata tem outras localizações importantes nos EUA em Atlanta e São Francisco, onde a sua investigação e desenvolvimento de centros de dados estão localizados. Teradata não está representada em Portugal mas serve este pais através da sua sede em Madrid, Espanha. No Brasil, a empresa tem a sua sede em São Paulo.[34] A empresa opera um total de 54 locais na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e África a partir de Fevereiro de 2021. Dentro da empresa, são mantidas 15 instalações de investigação e desenvolvimento.

Tecnologia, produtos e parcerias[editar | editar código-fonte]

Teradata oferece aos seus clientes três produtos e serviços essenciais: Armazenamento de dados baseado em nuvem e hardware, análise de negócios e serviços de consultoria. Em Setembro de 2016, lançou Teradata Everywhere, que permite aos utilizadores enviar consultas para bases de dados públicas e privadas.[35][36][37] O serviço utiliza processamento paralelo massivo através de bases de dados físicas e armazenamento em nuvem, incluindo ambientes geridos como Amazon Web Services, Microsoft Azure, VMware, Teradata Managed Cloud e IntelliFlex[38][39]. Desde 2017, Teradata IntelliCloud tem sido oferecido, o que é uma nuvem gerida com segurança para software de análise de dados como um serviço. IntelliCloud é compatível com a plataforma de base de dados da Teradata, IntelliFlex[40][41].

Teradata Vantage[editar | editar código-fonte]

Em Outubro de 2018, Teradata introduziu a plataforma analítica Vantage,[42] seguida em finais de 2019 pelo Analista Vantage e pela Experiência do Cliente Vantage[43] extensões concebidas especificamente para analistas de negócios e profissionais de marketing.[44][45] Vantage consiste em vários motores analíticos numa base de dados relacional central, incluindo o motor MPP, a base de dados gráfica Aster e um motor de aprendizagem de máquinas. Assim, Vantage combina, lagos de dados, armazéns de dados e análises de dados e integra diferentes fontes de dados e formatos (incluindo JSON, BSON, XML, Avro, Parquet, CSV[46]), bem como linguagens informáticas como SQL, R, Python e SAS e ferramentas como Jupyter Notebook e RStudio. A plataforma analítica pode ser implementada localmente (on-prem), na nuvem pública (via Google Cloud, AWS e Microsoft Azure), num ambiente híbrido multi-nuvem ou em hardware de base com VMware. Em Abril de 2020, a empresa de análise de TI Forrester Research nomeou a empresa como "Líder" pela sua oferta de produtos.[47].

Parcerias[editar | editar código-fonte]

A empresa tem mais de 100 parcerias estratégicas com empresas tecnológicas independentes, fornecedores de software, integradores de sistemas globais e regionais, distribuidores de software de código aberto, consultoras de TI e universidades[48].

Parceiros da aliança

Os parceiros tecnológicos incluem NVIDIA e Cisco, assim como a Microsoft, AWS e Google Cloud. Por exemplo, Teradata está a estabelecer parcerias com a NVIDIA na investigação e desenvolvimento nas áreas de inteligência artificial e aprendizagem profunda, com a Cisco nas áreas de IoT e cidades inteligentes[50], e com a Volkswagen Industrial Cloud e a Open Manufacturing Platform, uma aliança global para IoT industrial e Industrie 4.0. Teradata também estabeleceu parcerias com os três principais fornecedores mundiais de cloud computing, Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform, para fornecer aos seus clientes soluções analíticas de dados de forma flexível a partir da nuvem.[49][50].

Integradores de sistemas

Os integradores de sistemas tratam do desenvolvimento, implementação e integração de soluções analíticas e aplicações para o cliente comum. Com as parcerias estratégicas de empresas globais de consultoria e integração de sistemas, como a Accenture ou a Capgemini, torna-se possível uma vasta experiência industrial e tecnológica no desenvolvimento de soluções empresariais. Em 2019, foi formada uma parceria com a Deutsche Telekom para apoiar a transformação digital das pequenas e médias empresas na Alemanha[51][52]. O objectivo é aceder à análise de dados para obter os conhecimentos necessários para o crescimento e inovação[53].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «For 10-K: Annual Report for the Fiscal Year Ending December 31, 2020» (PDF). 26 de fevereiro de 2020. Consultado em 21 de outubro de 2021 
  2. «A Look At Teradata's History & Achievements». br.teradata.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  3. Twitter; Email; Facebook (14 de julho de 2017). «San Diego data center tech start-up StackIQ acquired by Teradata». San Diego Union-Tribune (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  4. «Teradata (TDC)». Forbes (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  5. Enterprise, I. D. G. (20 de fevereiro de 1984). Computerworld (em inglês). [S.l.]: IDG Enterprise 
  6. «InformationWeek – Archive > Marrying Strategic Intelligence with Operational Intelligence». web.archive.org (em inglês). 13 de junho de 2012. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  7. Enterprise, I. D. G. (7 de maio de 1990). Computerworld (em inglês). [S.l.]: IDG Enterprise 
  8. Andrews, Edmund L. (11 de janeiro de 1996). «AT&T Acquisition, Soon to Be Spun Off, Regains NCR Name». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  9. David Hubler (13 de dezembro de 2010). «Teradata sees revenue growth in data consolidation» Teradata vê crescimento de receitas na consolidação de dados. Washington Technology (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  10. Watson, Hugh J.; Hoffer, Jeffrey A. (27 de julho de 2003). «Teradata University Network: A New Resource for Teaching Large Data Bases and Their Applications». Communications of the Association for Information Systems (1). ISSN 1529-3181. doi:10.17705/1CAIS.01209. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  11. «Teradata University Network». learning.acm.org (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  12. «Teradata Has Acquired BI/DW Firm Claraview - InformationWeek». web.archive.org. 8 de outubro de 2014. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  13. Kanaracus, Chris (10 de agosto de 2010). «Teradata buys analytics vendor Kickfire». InfoWorld (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  14. Kanaracus, Chris (10 de agosto de 2010). «Teradata quietly scoops up Kickfire». Computerworld (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  15. Morgan, Timothy Prickett. «Teradata eats Aprimo for $550m». www.theregister.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  16. Morgan, Timothy Prickett. «Teradata snaps up Aster Data for $263m». www.theregister.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  17. «Big data company Teradata acquires UK's Big Data Partnership». TechCrunch (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  18. «Xconomy: Teradata Acquires San Diego's StackIQ to Strengthen Cloud Business». Xconomy (em inglês). 13 de julho de 2017. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  19. Litzel, Nico (14 de julho de 2020). «Teradata baut Cloud-Angebote auf AWS und Azure aus» Teradata expande as ofertas de nuvens sobre AWS e Azure. bigdata-insider.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  20. Ehneß, Jürgen (15 de novembro de 2019). «Teradata kooperiert mit Google Cloud» Teradata coopera com Google Cloud. storage-insider.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  21. PresseBox (c) 2002-2021. «Teradata baut Cloud-Angebote auf Amazon Web Services und Microsoft Azure aus, Teradata Deutschland, Pressemitteilung - PresseBox». www.pressebox.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  22. Ehneß, Jürgen. «Teradata kooperiert mit Google Cloud». www.storage-insider.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  23. «TDC | Teradata Corp. Stock Price & News». WSJ (em inglês). Consultado em 11 de outubro de 2021 
  24. «Introducing Teradata's New Incoming CEO Steve McMillan» [Apresentando o novo director executivo da Teradata, Steve McMillan]. teradata.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  25. «CentralSquare Adds Teradata Chief Product Officer, Hillary Ashton, to Board of Directors». PRWeb. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  26. Ahmed, Mastufa; Ltd, People Matters Pte (10 de junho de 2021). «Teradata appoints Claire Bramley as Chief Financial Officer» [Teradata nomeia Claire Bramley como Directora Financeira]. People Matters (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  27. «Stephen Brobst». Forbes (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  28. «Teradata Appoints Nicolas Chapman Chief Strategy Officer» Teradata nomeia Nicolas Chapman Director de Estratégia. Nasdaq (em inglês). 29 de setembro de 2020. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  29. «Todd Cione of Apple Is Set to Join Teradata as Chief Revenue Officer». Kingsley Gate Partners (em inglês). 28 de dezembro de 2020. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  30. «Kathleen Cullen-Cote Net Worth (2021) – wallmine.com». wallmine.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  31. Etherington, Martyn. «Teradata BrandVoice: Why Data Matters: The Purpose And Value Of Analytics-Led Decisions» [Teradata BrandVoice: Porque é que os dados são importantes: O Propósito e o Valor das Decisões Analíticas]. Forbes (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  32. «Dan Harrington — EVP Customer Support & Services». Comparably (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  33. «Molly Treese - Chief Legal Officer at Teradata». THE ORG (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  34. «Contact Us Page | Teradata». br.teradata.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  35. «Teradata puts the swagger back in its step» [Teradata volta a colocar a gabardina no seu degrau]. BW CIOWORLD (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  36. «Teradata Managed Services | Database Management». www.teradata.de (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  37. «Teradata Consulting | Enterprise Analytics Consulting». www.teradata.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  38. «Teradata Targets Hybrid Cloud Environments with Teradata Everywhere and Borderless Analytics» [Teradata Targets Hybrid Cloud Environments with Teradata Everywhere and Borderless Analytics]. Database Trends and Applications (em inglês). 12 de setembro de 2016. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  39. Henschen, Doug. «Teradata amps up cloud and consulting offerings». ZDNet (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  40. «Teradata notes that in briefings, customers consistently affirm continuing loyalty» [Teradata observa que, em briefings, os clientes afirmam consistentemente uma lealdade contínua]. DATAQUEST (em inglês). 24 de março de 2017. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  41. Gutierrez, Daniel (24 de maio de 2017). «Big Data Use Case - What Is Teradata IntelliCloud?». insideBIGDATA (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  42. Quack, Karin Johanna. «Teradata Vantage – Analyse ohne Tool- und Sprachgrenzen» [Teradata Vantage - Análise sem limites de ferramentas e linguagem]. www.bigdata-insider.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  43. «Teradata Introduces Vantage Customer Experience and Vantage Analyst» [Teradata apresenta a Vantage Experiência do Cliente e Vantage Analyst]. Bloomberg.com (em inglês). 22 de outubro de 2019. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  44. Teradata (13 de outubro de 2019). «Analytics-Plattform Teradata Vantage bekommt neue Features» Plataforma analítica Teradata Vantage recebe novas funcionalidades. iavcworld.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  45. Litzel, Nico (13 de outubro de 2020). «Teradata Vantage auf Google Cloud verfügbar» Teradata Vantage disponível no Google Cloud. bigdata-insider.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  46. Inc, Gartner. «Teradata Vantage Reviews, Ratings, and Features - Gartner 2021». Gartner (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  47. FED. «Forrester». Forrester (em inglês). Consultado em 21 de outubro de 2021 
  48. «Teradata tritt Open Manufacturing Platform bei» Teradata adere à Plataforma de Fabrico Aberto. teradata.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  49. «Datenanalysen aus der Cloud: Teradata wird Partner der Volkswagen Industrial Cloud» Análise de dados da nuvem: Teradata torna-se um parceiro da Volkswagen Industrial Cloud. Storageconsortium (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  50. Hans Jörg Maron (11 de outubro de 2007). «SAS und Teradata kooperieren enger» A SAS e Teradata cooperam mais estreitamente. INSIDE IT (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  51. «Teradata and Deutsche Telekom Strike Strategic Partnership to Make German SMBs More Successful Through Data, Analytics» Teradata e a Deutsche Telekom estabelecem parceria estratégica para tornar as PMEs alemãs mais bem sucedidas através de dados, análises. businesswire.com (em inglês). 30 de outubro de 2019. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  52. Deutsche Telekom. «Mittelstand erhält Datenanalysen künftig gemeinsam von Teradata und Deutscher Telekom» No futuro, as PME receberão análises de dados conjuntamente da Teradata e da Deutsche Telekom. telekom.com (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021 
  53. «Mittelstand erhält Datenanalysen künftig gemeinsam von Teradata und Deutscher Telekom» No futuro, as PME receberão análises de dados conjuntamente da Teradata e da Deutsche Telekom. teradata.de (em alemão). Consultado em 10 de outubro de 2021