Terceira Frota dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Área de atuação da Frotas dos Estados Unidos.

A Terceira Frota dos Estados Unidos (U.S. 3rd Fleet), é uma divisão da Marinha dos Estados Unidos da América designada para operações no leste do Pacífico. O Comando da Frota, liderado pelo Vice-almirante Evan M. Chanik, está baseado em San Diego, California. Responsável pela operação da marinha americana na costa oeste dos Estados Unidos, a Terceira Frota, é uma das duas frotas numeradas sediadas no território deste país, juntamente com a Segunda Frota, que opera no Atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

Como outras frotas numeradas da marinha americana, a Terceira Frota foi estabelecida em 1943, durante a II Guerra Mundial pelo Almirante Ernest King, para operações de força-tarefa em áreas geográficas específicas, sendo seu primeiro comandante o Almirante William Halsey. Foi a Terceira Frota que protagonizou as ações navais nas águas do Japão durante a II Guerra Mundial, tendo ocorrido em suas naves as assinaturas dos atos de rendição em 1945.

A Terceira Frota esteve desativada de 1945 a 1973, quando uma reorganização da marinha americana a restabeleceu no lugar antes ocupado pela Primeira Frota e pela Força Anti-submarinos do Pacífico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.