Termos de troca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No comércio internacional, a expressão termos de troca ou termos de intercâmbio designa a relação entre o valor das importações e o valor das exportações de um país em determinado período.

Os termos de troca (TDT) é uma medida da quantidade de importações de uma economia pode obter para uma unidade de produtos de exportação. Por exemplo, se uma economia só está exportando maçãs e importando laranjas, logo, os termos de troca são simplesmente o preço das maçãs sobre o preço da laranja. Em outras palavras, quantas laranjas você pode obter para uma unidade de maçãs. Desde economias tipicamente de exportação e importação de muitos bens, medindo o TDT exige a definição de índices de preços para os produtos exportados e importados e comparando os dois.

A subida dos preços dos bens exportados nos mercados internacionais aumentaria o TDT, enquanto que um aumento dos preços dos bens importados iria diminuir. Por exemplo, os países que exportam petróleo vai ver um aumento em seu TDT, quando os preços do petróleo sobem, enquanto o TDT de países que importam petróleo irá cair. Também pode ser calculado por, VI/VE

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.