Terrário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a habitação espacial hipotética, veja Terrário (habitação espacial).
Um terrário com plantas.

Um terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos total ou parcialmente terrestres.[1] Os terrários podem ter diversos tamanhos e serem feitos de diversos materiais, não apenas vidro; são comuns os terrários de madeira, rede metálica, Acrílico, PVC, etc. Possui sempre pelo menos uma de suas paredes feita de algum material transparente, geralmente vidro ou acrílico, para facilitar a visão do interior e para a entrada de luz, para ser realizada a fotossíntese, e normalmente contém pedras, carvão, terra e plantas que permitem observar o comportamento dos seres vivos no mundo natural.

No âmbito da botânica, um terrário refere-se a pequenas estufas em que se recriam as condições de um ambiente tropical, ou seja umidade e temperatura altas e constantes, possibilitando o cultivo de plantas tropicais e subtropicais.

Terrário Fechado[editar | editar código-fonte]

Variedades de plantas tropicais, como musgos, orquídeas, samambaias e plantas áreas, são geralmente mantidas dentro de terrários fechados, devido as condições serem similares devido ao ambiente úmido dos trópicos. Manter o terrário selado permite a circulação de água, mas o terrário deve ser aberto uma vez por semana para remover o excesso de umidade do ar e das paredes do recipiente. Isso é feito para evitar o crescimento de fungos que possam danificar as plantas e descolorir os lados do terrário. O terrário também deve ser regado ocasionalmente, a ausência de condensação nas paredes ou qualquer murchamento das plantas é um indicador que o terrário requer água.

Terrários fechados também requerem uma mistura especial de solo para garantir boas condições de crescimento e reduzir os riscos de danos microbianos, Um meio comum é o "peat-lite", a mistura deve ser estéreo para evitar a introdução de micróbios potencialmente nocivos. Também podemos observar o Comportamento das plantas seres vivos que habitam o terrario

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dauner, EnriqueF. El Terrario Fácil. [S.l.]: De Vecchi 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Terrario», especificamente desta versão.
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.