Terra Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Terra Nova
Geografia física
País Canadá
Localização Oceano Atlântico
Ponto culminante Lewis Hills, 814 m
Área 111 390  km²
Perímetro 9 656  km
Geografia humana
População 479.105[1] ((2006))
Newfoundland map.png
Mapa da ilha da Terra Nova.

A ilha da Terra Nova encontra-se no noroeste do Oceano Atlântico. É uma das duas regiões que compõem a província canadense da Terra Nova e Labrador, sendo a outra a península de Labrador. A capital da província, St. John's, localiza-se na Terra Nova. Possui 111 390 km², e é a 15º maior ilha do mundo. O território francês de Saint Pierre e Miquelon fica próximo à costa do sul da ilha.

Terá sido descoberta pelos navegadores portugueses João Vaz Corte-Real e Álvaro Martins Homem, cerca do ano de 1472. Mais tarde será João Álvares Fagundes, outro marinheiro e explorador português, nessa mesma época, a quem se deve o reconhecimento da sua costa.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Terra Nova possui um litoral de formato irregular, com numerosos cabos, baías e penínsulas. Algumas das principais penínsulas incluem a Península de Avalon, onde se encontra a capital St. John's, a Península de Cinzel, ao largo da qual se encontram Saint-Pierre e Miquelon, a Península do Norte, situada na costa do estreito de Belle-Isle, e na extremidade da qual se encontra o sítio arqueológico viking do Anse-aux-Meadows. O nordeste da ilha é batido pelos fortes ventos do Atlântico. Ao norte e noroeste encontra-se uma vegetação baixa e muito rústica. Afastando-se da costa, entra-se numa floresta boreal constituída principalmente por conífera|coníferas entre os lagos, pântanos e turfeiras. O terreno é húmido e pouco propício à agricultura, excepto nos vales de alguns rios que teêm melhores solos e um clima ligeiramente mais quente. A costa ocidental de Terra Nova é notável pelo seu terreno escarpado, seus fiordes, e seus lagos cercados de elevados penhascos, onde se encontra o parque nacional de Gordos Sombrio, um dos sítios turísticos principais de província.

A costa sudeste existem pequenas aldeias de pesca, ligadas entre si somente por embarcação. As principais comunidades da costa do sul são Burgeo, e Porto Bretão e são os pontos de partida do navio costeiros que asseguram o serviço das comunidades privadas de estrada. A principal estrada de Terra Nova é uma extensão da Estrada transcanadense. A sua extremidade ocidental encontra-se em Channel-Port aux Basques|Port-aux-Basques e termina em St. John's. A partir de Port-aux-Basques, a estrada ruma para o norte, seguidamente volta para o leste para contornar a costa nordeste em direcção da península de Avalon. As principais localidades de Terra Nova servidas pela Estrada Transcanadienne são: Port-aux-Basques, Stephenville, Corner Brook, Deer Lake, Grand Falls-Windsor, Gander, Clarenville, e St. Jean.

Bandeira tricolor da Terra Nova (não-oficial).

Referências

  1. 2006 Statistics Canada National Census Statistics Canada (July 28, 2009).
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.