Terra Papagalli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Terra Papagali)
Ir para: navegação, pesquisa

Terra Papagalli é uma obra ficcional dos escritores brasileiros de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, publicada pela primeira vez em 1997 pela Editora Objetiva[1] . Misturando fatos históricos com ficção e humor, os autores narram, pela óptica de um degredado português, o descobrimento do Brasil e as primeiras três décadas de sua colonização, até a Guerra de Iguape. [2]

O livro relata em primeira pessoa as aventuras de Cosme Fernandes, também conhecido como ``O bacharel de Cananeia", figura histórica do início da colonização. Outras personagens da época são descritas no livro, entre elas João Ramalho, António Rodrigues, o cacique tupiniquim Piquerobi, Cristóvão Jacques, Pero Capico, Martim Afonso de Sousa e outros.

Terra Papagalli é escrito em linguagem do século XVI com tom jocoso, onde os autores mesclaram formatos literários da época, como diários de navegação, dicionários e bestiários. O livro é também uma crítica à forma de se viver no Brasil de hoje, assim como o de então, enfatizando ``10 mandamentos para o bem viver na Terra dos Papagaios".

Referências