Terra Papagalli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Terra Papagali)
Ir para: navegação, pesquisa

Terra Papagalli é uma obra ficcional dos escritores brasileiros de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, publicada pela primeira vez em 1997 pela Editora Objetiva[1] . Misturando fatos históricos com ficção e humor, os autores narram, pela óptica de um degredado português, o descobrimento do Brasil e as primeiras três décadas de sua colonização, até a Guerra de Iguape. [2]

O livro relata em primeira pessoa as aventuras de Cosme Fernandes, também conhecido como "O bacharel de Cananeia", figura histórica do início da colonização. Outras personagens da época são descritas no livro, entre elas João Ramalho, António Rodrigues, o cacique tupiniquim Piquerobi, Cristóvão Jacques, Pero Capico, Martim Afonso de Sousa e outros.

Terra Papagalli é escrito em linguagem do século XVI com tom jocoso, onde os autores mesclaram formatos literários da época, como diários de navegação, dicionários e bestiários. O livro é também uma crítica à forma de se viver no Brasil de hoje, assim como o de então, enfatizando ``10 mandamentos para o bem viver na Terra dos Papagaios".

Referências