Terra em Chamas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Burning Land
Terra em Chamas
Autor (es) Bernard Cornwell
Idioma Inglês
País Reino Unido
Género Romance histórico
Série Crônicas Saxônicas
Linha de tempo da história 895
Ilustrador Kako
Arte de capa Marcelo Martinez
Tradutor Ivanir Alves Calado
Lançamento Setembro de 2009
Edição portuguesa
Edição brasileira
Editora Record
Lançamento 2010
Cronologia
Último
Último
A Canção da Espada
Próximo
Próximo

Terra em Chamas (The Burning Land, no original em inglês) é o quinto livro da série Crónicas Saxônicas (The Saxon Stories), do escritor inglês Bernard Cornwell. Lançado em 2009 em Inglaterra, é precedido pelos livros O Último Reino, O Cavaleiro da Morte, Os Senhores do Norte e A Canção da Espada, publicados entre 2004 e 2007. No Brasil e em Portugal, foi publicado em 2010.

A narrativa ocorre na Inglaterra, no final do século IX, e conta como Alfredo do Wessex, já doente e no fim do seu reinado, tenta transmitir um trono seguro para seu filho Eduardo, em meio a novas lutas com os dinamarqueses, e novas desavenças com Uhtred de Bebbanburg, o protagonista da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A narrativa se inicia com a invasão a Cent de Harald Cabelo de Sangue, líder de um extenso exército viking. Após tentativas vãs de conter o avanço dos invasores, por parte do aetheling Eduardo e de Aethelred, Alfredo convoca Uhtred para enfrentar Harald. Uhtred impõe uma pesada derrota aos nórdicos na batalha de Faernehamme e restabelece a paz em Wessex, mas vê seu primo Aethelred ficar com a maior parte dos créditos pela vitória. Nesse mesmo dia, recebe a notícia da morte de sua esposa Gisela durante um parto.

De volta a Lundene, Uhtred é envolvido em um incidente com um dos monges de Alfredo e acaba se vendo obrigado a abandonar Wessex e seu juramento para com o rei. Acompanhado da maioria de seus homens e auxiliado por seu amigo Ragnar, torna-se um viking, sonhando em fazer fortuna para, assim, montar seu próprio exército e reconquistar Bebbanburg.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]