Terror psicológico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Terror ou horror psicológico é um gênero de ficção desmembrado do horror. A diferença é que no horror padrão o medo é derivado do sentimento de nojo e repulsa ao sangue e à violência, enquanto no psicológico o temor é gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana à alguma situação ou alguma sensação desconfortável psicologicamente, geralmente por uma situação implícita.

Em filmes há grandes exemplos de horrores psicológicos como O Sexto Sentido, O Chamado, O Amigo Oculto, Os Outros, Ilha do Medo, A Casa Silenciosa e Passageiros. Nos jogos eletrônicos pode-se citar não só o pioneiro Silent Hill, como Fatal Frame, Alice: Madness Returns, Slender, Amnesia: The Dark Descent, Rule of Rose e Alan Wake.

Silent Hill[editar | editar código-fonte]

Silent Hill é um jogo de terror psicológico que foi lançado para a linha de videogames Playstation e que com o tempo ganhou games para outras versões. Uma das maiores contribuições para o terror psicológico apresentado em Silent Hill é a inversão de papéis no inconsciente humano. Muitos dos ambientes no jogo são ambientes de conforto (exemplos como igrejas, apartamentos e hospitais), que no jogo se transformam em ambientes assustadores e bizarros, elemento que somado à sons perturbadores e à presença de inimigos grotescos acabam deixando o jogador desnorteado ou desconfortável psicologicamente.

Fatal Frame[editar | editar código-fonte]

Fatal Frame é um jogo de terror psicológico baseado em crenças japonesas, originalmente lançado para PlayStation 2 e ganhando versões para Xbox e Nintendo Wii. A fórmula de Fatal Frame é estar um protagonista sozinho em ambientes imensos e escuros aparentemente abandonados e infestados de fantasmas que só podem ser vistos com o uso de uma câmera especial.