Teste de Romberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tratos da medula espinhal. As colunas dorsais estão indicadas como 3a e 3b, em azul, superiormente.

Teste de Romberg é um exame neurológico que é usado para avaliar as colunas dorsais da medula espinhal,[1] que são essenciais para a propriocepção (localizar a posição das articulações) e sentido vibratório.

Um teste Romberg positivo sugere que a ataxia é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do cerebelo.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

O examinador deve pedir para o paciente permanecer em pé com os pés juntos, mãos ao lado do corpo e olhos fechados por um minuto. O examinador deve permanecer perto do paciente por precaução, já que este pode cair ou se machucar. O teste é considerado positivo quando se observa o paciente balançar, balançar irregularmente ou mesmo cair. A característica principal a ser observada é que o paciente se torna mais instável com os olhos fechados.

Romberg positivo[editar | editar código-fonte]

O teste de Romberg é positivo em doenças que causam ataxia sensorial como:

História[editar | editar código-fonte]

O teste recebe o nome em homenagem ao neurologista alemão Moritz Heinrich Romberg (1795-1873), que deu seu nome para a síndrome de Parry-Romberg e a síndrome de Howship-Romberg.

Referências

  1. Khasnis A, Gokula RM (1 de abril de 2003). «Romberg's test». Journal of Postgraduate Medicine. 49 (2): 169–72. PMID 12867698